CONTEÚDO
DO CURSO

Como construir um lago ornamental?

O Paisagismo moderno e contemporâneo vem ganhando espaço nas grandes construções residenciais, com isso, o uso da água nos jardins se torna uma crescente tendência. A ideia de um lago ornamental melhora o clima do jardim, além de atrair mais pássaros e borboletas para o ambiente, transformando o local em um verdadeiro refúgio para relaxamento e meditação. No curso  Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais iremos mostrar o passo a passo da construção de um lago com manta e também em concreto, mas antes devemos saber algumas dicas importantes antes de construir um lago, veja:

  • Devemos nos perguntar o seguinte: eu pretendo ter um lago apenas para decoração ou irei criar peixes ornamentais, também...
  • Decidir quais peixes colocar no lago é muito importante para definir o volume e tamanho do seu lago.
  • Se escolher criar carpas coloridas, é preciso ter um lago no mínimo: 2 x 3 metros e um buraco com no mínimo 50 cm de profundidade, para deixar os peixes confortáveis. As carpas tem o crescimento muito rápido, podendo alcançar 50 cm ou mais, por isso a escolha de lugares maiores.
  • Após definir o tamanho do seu lago e os peixes que irá criar, você deverá dimensionar todos os equipamentos para o lago.
  • Se preferir um lago em estilo formal com linhas mais retas, pode escolher os lagos de concreto que tem formatos variados, dependendo da imaginação do projetista. Pode ser retangular, oval, em formato de 8, em formato de gota, tanque composto, etc.
  • Adicionar as ferragens nos lagos de concreto é muito importante para fortalecer as paredes laterais e toda estrutura depois de pronto. Devemos respeitar a secagem e cura de todo o concreto, mantendo sempre úmido nas primeiras semanas. Posteriormente será aplicado o impermeabilizante flexível vedante, que além de vedar também protege a saúde dos peixes, por se um revestimento atóxico.
  • Mas se preferir os lagos informais construídos com impermeabilização em manta também é uma excelente escolha, por adaptar-se a qualquer tamanho e contorno com a flexibilidade do revestimento, permitindo mais liberdade na criação dos projetos. As mantas são revestimentos atóxicos que garante uma perfeita saúde as plantas e os peixes do lago. Dá perfeitamente para usar a criatividade e a imaginação construindo formas irregulares, copiando os lagos e córregos encontrados na própria natureza.
  • As pedras para decoração em lagos com manta podem ser grandes, neutras e sem cantos vivos. Mas devemos cuidar principalmente com algumas pedras que podem soltar resíduos no tanque ou alterar o pH da água.
  • As plantas aquáticas são muito bem vindas (Ninféia, Papiro, Copo de leite, Lírio da paz, Aguapé, entre outras). Podemos preferencialmente colocá-las em vasos, adcionando substrato fértil (humus) com pedriscos por cima e manter uma tela ou rede, para que os peixes não tenham acesso aos caules e raízes. As carpas adoram as plantas flutuantes (aguapé, orelha de onça, alface d’água, etc.) elas comem as raízes e suas sobras podem entupir as bombas ou mangueiras, consequentemente saturar o filtro mecânico e aumentar a manutenção do lago.

Essas e outras dicas você encontra no curso  Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais, que ainda disponibiliza gratuitamente os bônus adicionais em formato livro digital (e-book) para você estudar em casa e especializar-se em um Mestre Laguista, incluindo o certificado de participação.

Não fique de fora!!! Se você gostou das informações, compartilhe com amigos que também sonham em montar um lago ornamental em casa. 

Acesso ao curso completo através do site www.mestredoslagos.com.br