CONTEÚDO
DO CURSO

O melhor local para construir um lago ornamental

Nosso interesse é ajudar todas as pessoas que desejam ter seu lago ornamental ou trabalhar fazendo lagos, compartilhando todos os segredos na construção de lagos com você. Imagine acordar e poder olhar da janela ou varanda, uma agradável vista dos peixes coloridos, tartarugas ou até mesmo patinhos nadando pelo seu lago ornamental. Pois bem, isso tudo é possível se realmente você está focado em realizar esse sonho e participar do curso Mestre dos Lagos que está formando vários laguistas em todo Brasil. Inicialmente veja algumas dicas preliminares, para definir o lugar ideal para construir um lago ornamental:

  • Dê preferência a lugares que pegam sol somente algumas horas por dia e não o dia todo.
  • Evite construir embaixo ou perto de árvores que derrubam muitas folhas, evitando assim, o aumento da manutenção nos filtros e no lago em geral.
  • Não monte seu lago próximo a árvores com raízes tubulares que podem furar ou danificar a estrutura e a impermeabilização do lago.
  • Procure lugares de fácil escavação. A área destinada a modelagem do lago deve estar livre de tubulações enterradas, britas, rochas, raízes ou entulhos que impossibilitem a remoção manual da terra (processo inicial da construção do lago).
  • Deverá ter um ponto de energia elétrica próximo ao local, para alimentação das bombas, filtro UV e a iluminação (caso queira utilizar no interior do lago ou no jardim).
  • Um ponto de água, para uma torneira ou registro, que servirá numa eventual lavagem da filtragem mecânica, troca parcial ou para completar o nível da água, (se mantiver peixes é necessário que a água esteja sem cloro).
  • Escolha um lugar plano e anivelado. Evite zonas baixas e alagadiças, terrenos pedregosos, áreas desniveladas e baixadas no terreno, pois pode ocorrer riscos de enxurradas entrarem no lago, arrastando defensivos, terras, adubos ou substratos do jardim para dentro do mesmo.
  • Procure lugares com terra firme e evite solos arenosos, pois será preciso compactar a terra antes da montagem do lago.
  • É necessário ter as medidas da cava para sabermos o tamanho da manta (se por construir em manta) e o volume em litros de água do lago.
  • A profundidade, não deve ser inferior a 50 cm para não sofrer oscilações bruscas de temperatura, o que pode prejudicar a vida existente nele e ainda favorecer o ataque de predadores.
  • Após a conclusão da obra, é considerado um perigo potencial, o lago estar em um local frequentado por crianças pequenas. Nesse caso, devemos criar barreiras físicas para evitar o acesso e fornecer mais segurança.

Através dessas dicas importantes você ainda pode buscar outras informações exclusivas sobre os segredos de um lago ornamental no curso Mestre dos Lagos, que ainda disponibiliza 11 bônus adicionais em formato livro digital (e-book), incluindo o recebimento do certificado de participação no curso.

Não deixe de participar!!!

www.mestredoslagos.com.br