CONTEÚDO
DO CURSO

Qual a tubulação correta para um lago?

As bombas submersas são instaladas para sugar a água por tubulações de PVC ou mangueiras emborrachadas para alimentação hidráulica dos equipamentos de um lago ornamental. Se essa mesma tubulação conter um diâmetro menor para a vazão da bomba, poderá ocasionar entupimentos com fluxo baixo de água.

Nas tubulações também podem ser instalado registros (opcional) para controlar a vazão do fluxo de água, dependendo de cada projeto, se necessário. O dimensionamento da bomba e tubulações, também é levado em consideração às perdas de fluxo nas curvas, por atrito nas paredes internas ou considerando a altura de uma cascata, por exemplo. O rendimento da bomba depende exclusivamente da vazão.

Quanto maior a vazão, melhor será o seu rendimento. Portanto, as tubulações devem conter a carga do volume de água e ser altamente duráveis. O curso Mestre dos Lagos irá fornecer uma tabela prática dos diâmetros das tubulações para cada bomba de um lago ornamental de até 30.000 litros e ainda 11 bônus adicionais no formato livro digital (e-book), incluindo o recebimento do certificado de participação. 

Aproveite essa chance, saiba tudo sobre lagos!!!

www.mestredoslagos.com.br