A BOMBA NÃO FUNCIONA! O QUE FAZER?

A bomba d'água nos lagos ornamentais são extremamente importantes para os peixes e todos os organismos vivos do ecossistema. Seu funcionamento garante a oxigenação do ambiente e mantêm o equilíbrio de circulação que o lago precisa. 

Se a bomba parar de funcionar por algum motivo aparente, verifique as causas do problema. O plug pode estar mal conectado. Ela pode estar com a tubulação entupida de sujeira. Com folga na carcaça. O impeller pode estar trancado, gasto ou quebrado. Se a bomba estiver perto da superfície, a mesma pode ficar com o rendimento ruim, por ficar fora do nível devido a evaporação.

A manutenção das bombas é muito simples e deve ser realizada apenas quando a mesma estiver totalmente desligada, por segurança. Podemos observar quando a bomba estiver com seu rendimento anormal, avaliando a vazão do fluxo de água caindo em uma cascata, por exemplo.

Caso o problema seja a redução do fluxo de água, primeiramente devemos limpar o pré-filtro que fica na entrada da água (sucção da bomba). O pré-filtro geralmente são esponjas que costumam saturar de detritos e matéria orgânica provindas do lago, retendo restos de folhas ou raízes mortas de plantas aquáticas.

Caso a limpeza do pré-filtro não resolva o problema, talvez seja a demora no início do funcionamento, então podemos efetuar a limpeza no interior da bomba conforme a sequência: eixo, rotor e a base da mesma. Fazendo a limpeza com uma escovinha ou com o próprio dedo, esfregando as laterais para retirar a sujeira acumulada. 

Caso alguma das peças como o rotor, eixo ou pré-filtro estejam danificados é preciso repor com urgência a peça que está com defeito. É sempre importante manter em estoque peças sobresalentes para reposição imediata. Se ainda persistir o problema pode ser a tubulação da bomba que está totalmente obstruída.

Lagos com excesso de matéria orgânica, entope com facilidade o interior da tubulação. Para limpar basta desconectar as entradas e saídas e expulsar a sujeira com ajuda de um lava jato.

Sempre mantenha duas ou mais bombas no lago. Se por algum motivo uma das bombas danificar e parar de funcionar, então, tem outra para manter a circulação e oxigenação do sistema.

É importante que as tubulações sejam compatíveis com a vazão da bomba e equipamentos do lago, para não ocorrer obstruções constantes e dores de cabeça no  futuro. O Curso de Lagos fornece uma tabela prática dos principais diâmetros de tubulações ou mangueiras, para instalação dos equipamentos do lago ornamental. 

Recomendamos para todos os laguistas as informações descritas nos livros digitais Mestre dos Lagos. Todas as técnicas do laguismo juntas em um único conteúdo para estudar em casa ou em qualquer lugar. 

Aproveite e especialize-se em lagos ornamentais.

Informações no site www.mestredoslagos.com.br 

Não perca essa chance!!! Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais.

Invista em você e adquira o curso completo de lagos ornamentais através do nosso site: 

www.mestredoslagos.com.br