A BOMBA NÃO FUNCIONA! O QUE FAZER?

A manutenção das bombas é muito simples e deve ser realizada apenas quando a mesma estiver totalmente desligada, por segurança. Observar quando a bomba estiver com seu rendimento anormal, avaliando a vazão do fluxo de água caindo em uma cascata, por exemplo.

Caso o problema seja a redução do fluxo de água, primeiramente devemos limpar o pré-filtro que fica na entrada da água (sucção da bomba). O pré-filtro geralmente são esponjas que costumam saturar de detritos e matéria orgânica provindas do lago, retendo restos de folhas ou raízes mortas de plantas aquáticas.

Caso a limpeza do pré-filtro não resolva o problema, talvez seja a demora no início do funcionamento, então podemos efetuar a limpeza no interior da bomba conforme a sequência: eixo, rotor e a base da mesma. Fazendo a limpeza com uma escovinha ou com o próprio dedo, esfregando as laterais para retirar a sujeira acumulada. 

Caso alguma das peças como o rotor, eixo ou pré-filtro estejam danificados é preciso repor com urgência a peça que está com defeito. É sempre importante manter em estoque peças sobresalentes para reposição imediata. Se ainda persistir o problema pode ser a tubulação da bomba que está totalmente obstruída. (Lagos com excesso de matéria orgânica, entope com facilidade o interior da tubulação). Para limpar basta desconectar as entradas e saídas e expulsar a sujeira com ajuda de um lava jato.

É importante que as tubulações sejam compatíveis com a vazão da bomba e equipamentos do lago, para não ocorrer obstruções constantes e dores de cabeça futuramente. O curso Mestre dos Lagos fornece uma tabela prática dos diâmetros das tubulações para cada bomba de um lago ornamental. 

Não perca essa chance!!! Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais. Invista no seu conhecimento e adquira o curso completo de lagos ornamentais através do nosso site: 

www.mestredoslagos.com.br