ACONDICIONAMENTO DA ÁGUA NOS LAGOS

Para ciclar um lago ornamental é necessário que as bactérias nitrificantes se reproduzem e formem grandes colônias, para transformar os compostos nitrogenados resultantes da decomposição das folhas de plantas, restos de comidas, fezes e urina dos peixes em um ambiente perfeito para a vida aquática.

Para isso, é fundamental que o lago tenha um período de funcionamento depois de montado, antes de inserir seus habitantes. Isso acontece nas primeiras semanas após a montagem. As bactérias vão se reproduzir e se fixar em locais com boa oxigenação. 

Para que tenha um perfeito equilíbrio no lago é necessário que o filtro biológico já esteja bem colonizado com essas bactérias nitrificantes que promovem o ciclo no nitrogênio.

Portanto, um laguinho recém montado ainda não possui as colônia de bactérias necessárias que queremos, pois o nível de amônia é acelerado pelos compostos nitrogenados citados acima, que posteriormente serão consumidas pelas bactérias do interior do filtro biológico, e assim aumentando o nível de ciclagem do lago.

Uma importante dica em lagos recém montados é colocar apenas comida na água como se houvesse peixes, isso fará com que a ração se transforme em matéria orgânica e em seguida a amônia, que será consumida pelas bactérias e aumentar sua proliferação.

A ciclagem nada mais é do que a colonização de bactérias nitrificantes benéficas que são responsáveis pela transformação da amônia e nitritos presentes na água no seu processo inicial.

Deve-se levar em consideração as etapas do ciclo do nitrogênio (amônia -> nitrito -> nitrato) para que tenhamos a certeza de que a ciclagem está toda concluída, já que a média de tempo utilizado para essa etapa é algo aproximado de 20 a 30 dias.

Vale lembrar que a oxigenação é um fator necessário, e deve ter uma atenção redobrada, já que as bactérias que queremos necessitam de boa quantidade de oxigênio dissolvido.

Portanto nesse período de ciclagem do lago mantenha as bombas e a filtragem funcionando o tempo todo, (24 horas por dia). É importante frisar que, quanto maior a temperatura mais rápida será a ciclagem. Por isso é sempre bom construir lagos nos períodos mais quentes do ano.

A colocação dos peixes pode ser feita quando os níveis de amônia e nitrito estiverem zerados, por isso faça análise da água antes de colocar os peixes.

Existe no mercado diversos produtos para acelerar o processo de ciclagem em um lago, que também ajudam bastante na colonização das bactérias durante esse processo, (chamados aceleradores biológicos). A evolução nas etapas devido ao uso desses produtos é bastante satisfatória entre os especialistas.

CURSO DE LAGOS ORNAMENTAIS

Que tal você mesmo(a) construir seu lago ornamental ou aprimorar seus conhecimentos sobre Laguismo? No curso Mestre dos Lagos ensinamos a projetar, construir e prestar os cuidados na manutenção dos lagos, inclusive mostramos também como fazer o monitoramento correto dos parâmetros da água, como fazer as TPAs de maneira correta, e muitos mais!!!

Você também tem direito ao certificado de participação. Aproveite e especialize-se em lagos ornamentais. Informações pelo site www.mestredoslagos.com.br

Mergulhe nessa oportunidade!!! 

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novos assuntos e dicas de lagos ornamentais.

Invista em você!!! Conheça nosso curso completo pelo site:

www.mestredoslagos.com.br