ACONDICIONAMENTO DA ÁGUA NOS LAGOS ORNAMENTAIS

Para ciclar um lago ornamental é necessário que as bactérias nitrificantes reproduzem-se e formem grandes colônias que transformam os compostos nitrogenados resultantes no processo da decomposição das folhas de plantas, restos de comidas, fezes e urina dos peixes em um ambiente perfeito para a vida aquática. Para isso, é fundamental que o lago tenha um período de funcionamento depois de montado, antes de inserir seus habitantes. Para que nas primeiras semanas após a montagem, as mesmas bactérias irão reproduzir-se e fixar-se em locais com boa oxigenação. 

Para que tenha um perfeito equilíbrio no lago é necessário que o filtro biológico já esteja bem colonizado com essas bactérias nitrificantes que promovem o ciclo no nitrogênio. Portanto, um laguinho recém montado ainda não possui as colônia de bactérias nitrificantes que queremos, pois o nível de amônia é acelerado pelos compostos nitrogenados citados acima, que posteriormente será consumida pelas bactérias do filtro biológico e assim aumentando o nível de ciclagem do lago.

Uma importante dica em lagos recém montados é colocar apenas comida na água como se houvesse peixes, isso fará com que a ração se transforme em matéria orgânica e posteriormente amônia, que será consumida pelas bactérias e aumentando sua proliferação. A ciclagem nada mais é do que a colonização de bactérias nitrificantes benéficas que são responsáveis pela transformação da amônia e nitritos presentes na água no seu processo inicial. Deve-se levar em consideração as etapas do ciclo do nitrogênio (amônia -> nitrito -> nitrato) para que tenhamos a certeza de que a ciclagem está toda concluída, já que a média de tempo utilizado para essa etapa é algo aproximado de 20 a 30 dias.

Vale lembrar que a oxigenação é um fator necessário, e deve ter uma atenção redobrada, já que as bactérias que queremos necessitam de boa quantidade de oxigênio dissolvido. Portanto nesse período de ciclagem do lago mantenha as bombas e a filtragem funcionando o tempo todo, (24 horas por dia). É importante falar que, quanto maior a temperatura mais rápida será a ciclagem. Por isso é sempre bom construir lagos nos períodos mais quentes do ano.

Podemos colocar os peixes somente quando os níveis de amônia e nitrito estiverem zerados. Existe no mercado diversos produtos para acelerar o processo de ciclagem em um lago, que ajudam bastante na colonização das bactérias durante o seu processo inicial, (chamados aceleradores biológicos). A evolução nas etapas devido ao uso desses produtos é bastante satisfatória entre os especialistas.

Essas e outras dicas estão no curso Mestre dos Lagos. Além do curso profissionalizante você também receberá o certificado de participação. Curta nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais. Mergulhe nessa oportunidade!!! Invista no seu conhecimento e adquira nosso curso completo de lagos ornamentais através do site:

www.mestredoslagos.com.br