APLICAÇÃO DE SAL NOS LAGOS

A aplicação do sal nos lagos é uma prática antiga que funciona como antibiótico natural para ajudar a prevenir inúmeras doenças aos peixes.

O sal (NaCl) além de ser um produto de baixo custo, também é um excelente meio terapêutico para os peixes de água doce.

A utilidade do sal nos lagos serve exclusivamente para ajustar a dureza cálcica da água e para melhorar a imunidade biológica dos peixes, e assim, diminuir o estresse causado pelo nitrito (que é tóxico), afastando os parasitas e doenças indesejáveis.

A água salgada possibilita a reposição de sais no sangue dos peixes restabelecendo o seu equilíbrio osmótico.

Não devemos usar o sal de cozinha nos lagos, pois este tipo contém iodo (tóxico aos peixes), além do cálcio, potássio e outros químicos, que podem desestabilizar os parâmetros da água e prejudicar o ecossistema.

Os mais indicados para uso em lagos ornamentais é o sal marinho puro e o cristal de sal, ambos são facilmente encontrados em lojas de aquarismo.

Temos que cuidar para não exagerar na quantidade de sal aplicada no lago, podendo agredir a biologia geral do sistema (matando as colônias de bactéria e milhares de micro organismos).

Exageros com altos níveis de sal na água irrita a pele e prejudica a saúde dos peixes. Não aplique com plantas aquáticas e peixes intolerantes ao sal, como o Cascudo, por exemplo.

"É usado para prevenção e não para tratamento"

O sal não trata as doenças, ele age exclusivamente subindo a densidade da água, fazendo com que os peixes produzam mais muco e fiquem mais resistentes as infermidades.

Seu uso também reduz o estresse dos peixes no transporte até a residência.

Os balhos de sal no peixe ou aplicação na água do próprio lago, requer alguns cuidados para não causar problemas sérios.

No curso Mestre dos Lagos fornecemos uma tabela que mostra a quantidade aplicada para cada volume de lago, com todas as doses e o tempo de exposição do peixe. 

O acesso do curso é pelo site www.mestredoslagos.com.br

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais. 

Faça você mesmo seu lago e seja um mestre em lagos ornamentais!!!

www.mestredoslagos.com.br