APRENDA CALCULAR AS MEDIDAS DA MANTA PARA O LAGO

A grande maioria dos lagos construídos com mantas são informais com formato orgânico e sem padrões definidos, podendo ser montados de maneira simples, fácil e natural, pois permite grande liberdade nos formatos exigindo bastante criatividade na execução do projeto.

A escolha de uma boa manta é fundamental para o sucesso da impermeabilização do lago.

Não queremos que o projeto tenha vazamentos ou infiltrações, e para isso não acontecer, hoje no mercado nacional existem mantas recomendadas e próprias para lagos e piscinas naturais, a geomembrana PVBEPDM e PVC

Geomembrana de PVB: Como característica a manta polivinílica PVB (Polímero Vinil Butila) é leve, flexível e resistente. Oferece um ótimo desempenho em todos os climas e condições ambientais. Com um excelente alongamento possui alta estabilidade dimensional e ótima resistência à tração e rasgo.

Com espessura de no máximo 1200 micras possui 10 anos de garantia contra defeito de fabricação. Projetada com resina polivinílica, permite uma excelente soldagem por fusão à frio.

É recomendado aplicar para soldagem “PVB Primer”, fácil aplicação sem necessidade de equipamentos especiais ou mão de obra especializada.

Geomembrana em EPDM:  A borracha de (etileno/propileno/dieno/monômero) é sintética de alta performance e totalmente atóxica, ou seja, sem qualquer risco de contanimar os peixes.

Tem ótimas características de alongamento e contração que permite moldar-se muito bem sobre a base dos tanques escavados. Com garantia de até 30 anos de fábrica.

A manta de 1,14 mm de espessura garante maior segurança ao projeto.

Se ocorrer algum furo ou rasgo na sua instalação é facilmente concertado com um pedaço de manta e Primer (cola específica) para borrachas sintéticas emborrachadas. 

Geomembrana em PVC: Constituída com policloreto de vinila, permite uma baixa flexibilidade e durabilidade em relação ao EPDM, possuindo garantia de 05 anos de fábrica.

É sempre recomendado aplicar mantas de 0,8 mm de espessura para dar maior segurança ao projeto.

Sua manutenção é extremamente fácil, um furo é facilmente solucionado in-loco com um pedaço de manta e cola específica para laminados em PVC. 

Para ter total segurança antes de aplicar a manta sobre o solo escavado podemos acomodar dentro da cava outra manta de proteção geotêxtil (bidim) nas 2 faces, (por baixo e por cima da manta de impermeabilização), permitindo maior resistência para colocar as pedras e aplicar a água.

Agora que já escolheu a manta, vamos mostrar como calcular as medidas para impermeabilização.

Aqui estão algumas dicas do curso Mestre dos Lagos sobre as dimensões da manta para o lago:

Ao escolher o local adequado para construir o lago ornamental, faça a demarcação do formato e defina as medidas de comprimento (A), largura (B) e profundidade (C).

Acrescente ainda 20 cm de cada lado, pois é necessária uma sobra nas laterais para fazer a fixação com as pedras nas bordas do lago.

É importante salientar que na maioria dos casos, os lagos tem formas irregulares e arredondadas, pois as mantas são fornecidas apenas em formatos retangulares e quadrados, mas são facilmente acomodadas nas curvas dentro da cava.

Então, vamos considerar como exemplo um lago com as medidas de 3 metros de comprimento por 2 metros de largura e 0,4 metros de profundidade.

Veja como é fácil calcular as medidas da manta para definir o tamanho correto do seu lago ornamental:

Comprimento da manta: Comprimento do lago + (2 x Profundidade do lago) + 0,2 metros. Então temos, 3 + (2 x 0,4) + 0,2 = 4 metros.

Largura da manta: Largura do lago + (2 x Profundidade do lago) + 0,2 metros. Então temos, 2 + (2 x 0,4) + 0,2 = 3 metros.

Dessa forma você terá uma manta de 4 x 3 metros ou 12m² para o seu lago. O valor de 0,2 metros ou 20 cm é referente a uma margem de segurança que devemos ter para fixar a manta nas pedras em todo contorno na borda do lago. As paredes refere-se a 2 vezes a profundidade do lago.

Na hora da compra é recomentado por segurança adicionar 10% de manta a mais para compensar eventuais erros de escavação ou medida incorretas da cava.

CURSO DE LAGOS ORNAMENTAIS

Que tal você mesmo(a) construir seu lago ornamental ou aprimorar os conhecimentos sobre aquapaisagismo? No curso Mestre dos Lagos mostramos a projetar, construir e prestar todos os cuidados de manutenção nos lagos, inclusive ensinamos como fazer o monitoramento dos parâmetros da água, as plantas para o paisagismo, as principais carpas nishikigois para criação em lagos ornamentais e muitos mais!!!

Aproveite e seja um mestre em lagos ornamentais!!!

Informações pelo site www.mestredoslagos.com.br

Não fique de fora, aprenda todos os segredos do aquapaisagismo!!!

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novos assuntos e dicas de lagos ornamentais.

Conheça agora nosso curso completo pelo site:

www.mestredoslagos.com.br