APRENDA CALCULAR AS MEDIDAS DA MANTA PARA O LAGO

A grande maioria dos lagos construídos com mantas são informais ou irregulares com formato orgânico e sem padrões definidos, podendo ser montados de maneira simples, fácil e natural, pois permite grande liberdade nos formatos, exigindo bastante criatividade na execução do projeto.

A escolha de uma boa manta é fundamental para o sucesso da impermeabilização do lago. Não queremos que o projeto tenha vazamentos ou infiltrações, e para isso não acontecer existe hoje no mercado nacional duas mantas recomendadas e próprias para lagos, o EPDM e o PVC

Geomembrana em EPDM:  A borracha de (etileno/propileno/dieno/monômero) é sintética de alta performance e totalmente atóxica, ou seja, sem qualquer risco de contanimar os peixes. Tem ótimas características de alongamento e contração que permite moldar-se muito bem sobre a base dos tanques escavados. É recomendado aplicar mantas de 5 mm ou mais de espessura para garantir maior segurança no projeto.

Se ocorrer algum furo na sua instalação é facilmente concertado com um pedaço de manta e cola específica para borrachas sintéticas. 

Geomembrana em PVC: Constituída com policloreto de vinila, permite uma baixa flexibilidade e durabilidade em relação ao EPDM, sua característica de impermeabilização pode resistir até 10 anos. É sempre recomendado aplicar mantas de 5 mm ou mais de espessura para dar maior segurança no projeto.

Sua manutenção é extremamente fácil, um furo é facilmente solucionado in-loco com um pedaço de manta e cola específica para laminados em PVC. 

Para ter total segurança antes de aplicar a manta sobre o solo escavado devemos acomodar dentro da cava outra manta de proteção geotêxtil (bidim) nas 2 faces, (por baixo e por cima da manta de impermeabilização), permitindo maior resistência para colocar as pedras e aplicar a água.

Agora que já escolheu a manta, vamos mostrar como calcular as medidas para impermeabilizar o lago?

Aqui estão algumas dicas do curso Mestre dos Lagos diponibilizadas sobre as dimensões da manta:

Ao escolher o local adequado para construir o lago ornamental, faça a demarcação do formato e defina as medidas de comprimento (A), largura (B) e profundidade (C). Acrescente ainda 20 cm de cada lado, pois é necessária uma sobra nas laterais para fazer a fixação com as pedras nas bordas do lago.

É importante salientar que na maioria dos casos, os lagos tem formas irregulares e arredondadas, pois as mantas são fornecidas apenas em formatos retangulares e quadrados, mas são facilmente acomodadas nas curvas dentro da cava.

Então, vamos considerar como exemplo um lago com as medidas de 3 metros de comprimento por 2 metros de largura e 0,4 metros de profundidade.

Veja como é fácil calcular as medidas da manta para definir o tamanho correto do seu lago ornamental:

Comprimento da manta: Comprimento do lago + (2 x Profundidade do lago) + 0,2 metros. Então temos, 3 + (2 x 0,4) + 0,2 = 4 metros.

Largura da manta: Largura do lago + (2 x Profundidade do lago) + 0,2 metros. Então temos, 2 + (2 x 0,4) + 0,2 = 3 metros.

Dessa forma você terá uma manta de 4 x 3 metros ou 12m² para o seu lago. O valor de 0,2 metros ou 20 cm é referente a uma margem de segurança que devemos ter para fixar a manta nas pedras em todo contorno na borda do lago. As paredes refere-se a 2 vezes a profundidade do lago.

Na hora da compra é recomentado por segurança adicionar 10% de manta a mais para compensar eventuais erros de escavação ou medida incorretas da cava.

CURSO DE LAGOS ORNAMENTAIS

Que tal você mesmo(a) construir seu lago ornamental ou aprimorar seus conhecimentos sobre Laguismo? No curso Mestre dos Lagos ensinamos a projetar, construir e prestar os cuidados de manutenção nos lagos, inclusive mostramos como fazer o monitoramento correto dos parâmetros da água, as plantas aquáticas que podemos cultivar, os principais peixe para lagos ornamentais e muitos mais!!!

Aproveite e seja um mestre em lagos ornamentais.

Informações pelo site www.mestredoslagos.com.br

Não fique de fora, aprenda todos os segredos do Laguismo!!!

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novos assuntos e dicas de lagos ornamentais.

Conheça agora nosso curso completo pelo site:

www.mestredoslagos.com.br