CHOQUE OSMÓTICO NOS PEIXES DE LAGO

O choque osmótico acontece quando, repentinamente, há uma variação dos íons na água. Os peixes precisam dos íons nas proporções ideais para seu metabolismo. As brânquias é o principal local para a regulação dos íons monovalentes.

O transporte dos peixes da loja para os nossos lagos é uma atividade extremamente estressante para os animais. Esse processo é um desafio à sua homeostase, podendo gerar danos irreversíveis até levar à morte.

O cloreto de sódio (NaCl) é amplamente utilizado como atenuante do efeito estressor do manejo e transporte de peixes de água doce e também como tratamento profilático no combate aos parasitas.

O choque osmótico pode acontecer quando o peixe é adquirido e trocado de local, quando se dá um banho de sal (numa eventual doença) ou até mesmo após uma TPA com água de característica diferente do lago.

Quando isso acontece o peixe demora em média de 2 a 3 dias para adaptar fisiologicamente seu organismo a uma pequena variação de salinidade sem sofrer danos, mas se a variação for muito intensa pode causar sérios problemas a sua saúde.

Os peixes dulcícolas como as carpas, a água entra pelas brânquias assim como os sais necessários, entretanto, a entrada de água é compensada pela eliminação natural na urina.

Há uma constante absorção de água nos peixes de água doce, portanto, os peixes não bebem água. Para controlar o excesso de água, eles liberam uma grande quantidade de urina diluída durante dia e noite.

A quantidade de urina diária produzida por um peixe de água doce pode chegar até 30% do seu peso total, uma quantidade assustadora para um lago pequeno.

Portanto, quando um peixe de água doce está em uma água com salinidade maior que a ideal, ele acaba perdendo mais água do que seu corpo precisa.

E quando um peixe de água doce está em uma água com salinidade mais baixa do que o ideal ele acaba acumulando mais água no organismo do que precisa.

Portanto, os peixes de água doce são animais que apresentam a capacidade de regular a quantidade de sais em seus tecidos de modo que seu corpo possa continuar em pleno funcionamento aparente.

Os efeitos da osmorregulação é a perda da mucosa que protege o peixe, facilitando o ataque de doenças e parasitas. É preciso lembrar também que os ferimentos podem causar efeitos secundários como inflamações da mucosa.

Quando o choque osmótico é muito grave, pode ocorrer o rompimento ou fissura dos tecidos, ocasionando perda de pedaços e morte.

CURSO DE LAGOS ORNAMENTAIS

Que tal você mesmo(a) construir seu lago ornamental ou aprimorar seus conhecimentos sobre Laguismo? No curso Mestre dos Lagos ensinamos a projetar, construir e prestar os cuidados de manutenção nos lagos, inclusive mostramos como fazer o monitoramento correto dos parâmetros da água, as plantas aquáticas que podemos cultivar, os principais peixe para lagos ornamentais e muitos mais!!!

Aproveite e seja um mestre em lagos ornamentais.

Informações pelo site www.mestredoslagos.com.br

Não fique de fora, monte seu próprio lago e desfrute momentos agradáveis com toda sua família!!!

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novos assuntos e dicas de lagos ornamentais.

Conheça agora nosso curso completo pelo site:

www.mestredoslagos.com.br