CICLO DO NITROGÊNIO NOS LAGOS

Para um lago novo estabelecer condições de habitar animais vivos, terá que manter um período de ciclagem para que as bactérias nitrificantes (aeróbicas) multiplique-se e forme grandes colônias nas mídias de filtragem no interior do filtro biológico.

E para manter um perfeito equilíbrio no lago é necessário que o filtro biológico já esteja bem colonizado com as bactérias nitrificantes que promovem o ciclo no nitrogênio. Em todo lago habitado existem compostos nitrogenados que favorecem a decomposição, como: as fezes e urina dos peixes, restos de folhas, raízes mortas, restos de comida, etc. Esses compostos apodrecem e acabam produzindo a Amônia (iniciando o ciclo).

Em seguida, bactérias do gênero Nitrosomonas transformam a Amônia em Nitrito (iniciando a nitrificação). Posteriormente o Nitrito será convertido em Nitrato por bactérias do gênero Nitrobacter que serve de nutrientes para as plantas aquáticas, e assim se fecha o ciclo do nitrogênio que transforma elementos em vida para todo ecossitema.

É extremamente importante ter um filtro biológico bom e eficiente, pois se não haver quantidade suficiente de bactérias nitrificantes no interior do filtro para decompor e converter toda amônia gerada no lago, isso fará com que a água fique com aparência amarronzada, mantendo uma qualidade bem inferior aos padrões desejados.

É sempre recomendado a renovação parcial de uma parte da água, principalmente durante estações secas, tendo em vista que o nitrato (um dos principais alimentos das plantas e algas) é cumulativo e constitui-se no produto final da filtragem biológica.

Os lagos ornamentais são ecossistemas vivos e seu bom funcionamento depende bastante do equilíbrio biológico entre todos os seus habitantes. Para fornecer um perfeito equilíbrio biológico, temos como referência o ciclo do nitrogênio, e quando esse ciclo está estabelecido no lago você pode ficar tranquilo e deixar que a natureza faça o seu trabalho natural. Essa e outras informações você encontra no curso Mestre dos Lagos que está formando vários laguistas em todo Brasil. 

Aproveite essa chance!!! Crie você mesmo seu lago de jardim!!! Invista no seu conhecimento e adquira o curso completo de lagos ornamentais através do nosso site: 

www.mestredoslagos.com.br