CICLO DO NITROGÊNIO NOS LAGOS

Para um lago novo estabelecer condições de habitar animais vivos, terá que manter um período de ciclagem para que as bactérias nitrificantes (aeróbicas) multiplique-se e forme grandes colônias nas mídias de filtragem no interior do filtro biológico.

E para manter um perfeito equilíbrio no lago é necessário que o filtro biológico já esteja bem colonizado com as bactérias nitrificantes que promovem o ciclo no nitrogênio. Em todo lago habitado existem compostos nitrogenados que favorecem a decomposição, como: as fezes e urina dos peixes, restos de folhas, raízes mortas, restos de comida, etc. Esses compostos apodrecem e acabam produzindo a Amônia (iniciando o ciclo).

Em seguida, bactérias do gênero Nitrosomonas transformam a Amônia em Nitrito (iniciando a nitrificação). Posteriormente o Nitrito será convertido em Nitrato por bactérias do gênero Nitrobacter que serve de nutrientes para as plantas aquáticas, e assim se fecha o ciclo do nitrogênio que transforma elementos em vida para todo ecossitema.

É extremamente importante ter um filtro biológico bom e eficiente, pois se não haver quantidade suficiente de bactérias nitrificantes no interior do filtro para decompor e converter toda amônia gerada no lago, isso fará com que a água fique com aparência amarronzada, mantendo uma qualidade bem inferior aos padrões desejados.

É sempre recomendado a renovação parcial de uma parte da água, principalmente durante estações secas, tendo em vista que o nitrato (um dos principais alimentos das plantas e algas) é cumulativo e constitui-se no produto final da filtragem biológica.

Os lagos ornamentais são ecossistemas vivos e seu bom funcionamento depende bastante do equilíbrio biológico entre todos os seus habitantes. Para fornecer um perfeito equilíbrio biológico, temos como referência o ciclo do nitrogênio, e quando esse ciclo está estabelecido no lago você pode ficar tranquilo e deixar que a natureza faça o seu trabalho natural.

Essa e outras informações você encontra no curso Mestre dos Lagos que está formando vários laguistas em todo Brasil. Não perca essa chance!!! Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais. Aproveite essa chance!!! Crie você mesmo seu lago de jardim!!! Invista no seu conhecimento e adquira o curso completo de lagos através do nosso site: 

www.mestredoslagos.com.br