COMO CRIAR PEIXES COM TARTARUGAS

Posso colocar peixes com as tartarugas tigre d'água no lago? A resposta é sim, mas não podemos esquecer que a tartaruga tigre é um animal carnívoro e pode se alimentar de peixes menores ou até mesmo molestar os peixes maiores. Se prefere criar carpas e tartarugas juntas, adquira um filhote de tartaruga, pois dessa forma conviverá pacificamente com as carpas e desenvolverá o crescimento juntas, principalmente se o lago manter dimensões favoráveis aos animais. Já os Kinguios que nadam vagarosamente, não são recomendados conviverem juntos, pois podem ser presa fácil para as tigres d"água, onde gostam de beliscar principalmente a sua cauda.

As tartarugas e os peixes se limitam pela quantidade de água no lago, pois um lago muito habitado pode prejudicar as espécies através dos "inimigos" que são as toxinas provindas dos seus próprios dejetos (fezes e urinas). Com essas condições provoca desconforto aos animais, por isso temos o dever de manter todos em boas condições, estabelecendo uma ótima filtragem da água do lago para a sobrevivência das espécies.

Hoje existem uma grande variedade de sistemas de filtragem já dimensionados para cada volume de lago. Os Laguistas gostam de fazer seu próprio filtro caseiro, improvisados em vidros de aquários, caixas d’água ou galões de PVC. Estes filtros são construídos e dimensionados para o volume de água no lago na tentativa de fornecer uma boa filtragem.

A chance de dar certo é limitada, mas quanto maior o conhecimento em biologia, hidráulica e laguismo maior serão as chances de funcionar. Normalmente utilizam como elemento filtrante: cascalhos, cacos de telha ou tijolos com a filtragem mecânica: manta acrílica ou esponja. Esses materiais não possuem uma porosidade controlada, tornando-o sua utilização uma grande loteria para muitos iniciantes no hobby.

A escolha do filtro biológico fica a critério de cada projeto e suas necessidades. Essa escolha depende de alguns fatores como o formato do lago e o volume de água, por exemplo. Mas podemos afirmar que uma mídia biológica de qualidade trará grandes benefícios na qualidade da filtragem e com poucas manutenções ao lago ornamental.

As tartarugas tigre são animais dóceis de sangue frio, igual aos peixes. Elas gostam de uma fonte de calor para se aquecerem. Dessa forma, é primordial uma área externa seca próximo ao lago, onde possam colocar seus ovos e se exporem ao sol. Os lagos ornamentais são considerados lugares ideais para criação de tartarugas aquáticas, pela iluminação, insolação e conter um grande espaço.

Em cativeiro elas vivem em média de 30 a 60 anos e suportam baixas temperaturas entre 5 a 10°C, até chegarem a hibernar. Nascem com mais ou menos 4 cm e crescem cerca de 3 cm por ano, (quando adultas variam dependendo do seu sexo). O macho atinge 25 cm e a fêmea fica maior, atingindo 30 cm quando adulta.

Ao chegar a maturidade sexual os machos (que tornam-se adultos após 2 anos) adquirem uma coloração escura, enquanto as fêmeas (que tornam-se adultas após 5 anos) continuam esverdeadas. A fêmea é maior e tem a parte inferior do casco (plastrão) ligeiramente convexa, de modo, a fornecer mais espaço aos ovos.

O macho tem o casco reto e côncavo, com a cauda mais comprida e volumosa, além disso, possui às garras das patas dianteiras maiores que a fêmea. Sua reprodução é de julho a agosto, e sua desova é de setembro a dezembro, cada fêmea coloca em média 10 ovos, enterrados na areia que eclodem entre 60 a 120 dias de incubação.

No curso Mestre dos Lagos mostramos todos os passos para construção de um lago, filtros biológicos, técnicas de instalação e outras informações sobre Laguismo. Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais.

Faça você mesmo seu lago em casa!!! Invista no seu sonho e seja um mestre em lagos ornamentais adquirindo nosso curso completo pelo site:

www.mestredoslagos.com.br