COMO ENCONTRAR E CORRIGIR VAZAMENTOS

Quando se tem um lago para contemplar com familiares e amigos é a forma mais prazerosa para um laguista. Mas essa satisfação não deve ser interrompida por alguma perda de água significativa. A maior decepção sem dúvida nenhuma é achar vazamentos quase invisíveis no lago. Por isso, quando por impermeabilizar um lago devemos ter o máximo de atenção nas recomendações de aplicação da manta. Já se o lago for em concreto seu impermeabilizante também tem as instruções de aplicação recomentada no rótulo do produto.

Se o lago está baixando seu nível frequentemente, o que fazer? Em primeiro lugar devemos analisar quanto que o lago está vazando ou evaporando, pois a água pode evaporar até 1,4 cm por dia (dependendo de algumas variáveis do clima), os respingos da cascata ou chafariz pode aumentar ainda mais essa evaporação, e nos dias quentes do verão esse número aumenta bem mais.

Portanto, se estiver perdendo água mais que o normal, faça o seguinte. Primeiramente verifique e elimine qualquer possibilidade de vazamento pelas tubulações e conexões dos equipamentos do lago. Em seguida, coloque uma régua vertical dentro do lago para ver se está baixando muito o seu volume de água.

Se ainda estiver perdendo muita água, deverá retirar todos os peixes e colocar temporariamente em um tanque separado com oxigenação, deixando o lago vazar até parar. Assim que a água se estabilizar e parar de baixar, você sabe em que altura do lago o furo ou trinca está localizado, e assim, fazer uma varredura ao redor desta linha da água até achar o vazamento.

Se for lago com manta pode ser rapidamente consertado in loco, com o Kit de conserto auto adesivo, ou se for em concreto podemos aplicar na trinca produtos específicos (borracha líquida ou argamassa impermeabilizante flexível) para correção de vazamentos  que são vendidas em lojas do ramo. Quando completar de água novamente, utilize produtos condicionadores de água para eliminar o cloro e repor as bactérias presentes na água, protegendo a mucosa dos peixes e garantir a saúde do ambiente aquático.

Essa e outras informações estão disponíveis no curso completo de lagos ornamentais Mestre dos LagosNão perca essa chance!!! Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais. Crie você mesmo seu lago de jardim!!! Invista no seu conhecimento e adquira o curso completo de lagos ornamentais através do nosso site: 

www.mestredoslagos.com.br