COMO FUNCIONA O GERADOR DE OZÔNIO NOS LAGOS

Uma das dificuldades encontradas nos lagos ornamentais é manter o desempenho em relação à limpeza e a claridade da água, além do bem estar de todos os peixes.

Para isso, podemos usar o gerador de ozônio que possui um alto poder de destruição em qualquer tipo de matéria orgânica dentro da água, reduzindo consideravelmente os níveis de patógenos do lago (parasítas, bactérias, vírus ou fungos).

O ozônio é uma molécula constituída por três átomos de oxigênio (O³), chamado de oxigênio ativo, com a função de oxidar as moléculas orgânicas da água

A utilização do equipamento é ótimo, tanto para manter a transparência da água do lago, quanto para proteger os peixes de serem infectados por microrganismos patógenos.

O processo de geração do ozônio acontece através de uma bomba que transporta a água pelo equipamento com ajuda de um acessório chamado venturi.

A água passa pelo venturi sugando o ozônio injetando-o e misturando-o na água da tubulação do lago. Dessa forma, ao entrar em contato com a água, o O³ começa atuar na desinfecção de toda água do sistema.

O venturi é um acessório muito comum nas instalações de ozônio em lagos ornamentais. Sua função é puxar o gás ozônio do gerador e misturar na água. Sua instalação é feita na tubulação da água, (geralmente ¾” até 1”) em uma bomba com ótima vazão de água.

Ao verificar se o venturi está funcionando, ligue a bomba e coloque o dedo em cima do bico de sucção, perceberá uma leve sucção. Dessa forma o ozônio é sugado e injetado na linha.

Outra dica importante é deixar a saída da mangueira ou tubulação no ponto mais fundo do lago. Dessa forma, o tempo de contato do gás ozônio também será maior até chegar na superfície otimizando todo sistema.

O bybass é um desvio na tubulação instalado para desviar a passagem de uma parte da água sem comprometer a sucção do ozônio pelo venturi.

Para montar o bypass na tubulação do lago precisa-se de cola, lixa, conexões e tubos em PVC. Após ser instalado na tubulação a regulagem é feita para otimizar o fluxo da água sem prejudicar a sucção do venturi.

A regulagem do fluxo da água é regulada pelo registro na posição intermediária entre aberta e meio fechada, sempre verificando uma boa sucção pelo venturi.

O correto uso do gerador de ozônio em os lagos depende exclusivamente da montagem correta de todos acessórios. 

Ao adquirir seu aparelho verifique se o gerador está diretamente relacionado ao volume de água do seu lago ornamental e a quantidade de peixes presentes nele. 

Deve-se instalar o gerador após o filtro biológico para que o gás não mate as bactérias benéficas no interior do filtro. 

E para potencializar ainda mais o efeito do ozônio, também podemos instalar na sua saída um filtro UV, para formar Hidroxila, gerando uma molécula de água ainda mais oxidante que o próprio ozônio, deixando a água com padrões de cristalidade bem mais superiores.

Para ter os resultados esperados em relação ao gerador de ozônio no lago, temos que manter uma excelente filtragem e uma ótima circulação de água em todas as partes do lago.

Dessa forma, junto com o dimensionamento correto do ozônio, é extraído o resultado ideal para oxidar todas moléculas orgânicas presentes na água do lago. 

Recomendamos para todos os laguistas as informações descritas com os detalhes técnicos da intalação do ozônio disponíveis nos livros digitais Mestre dos Lagos. Todas as técnicas do laguismo juntas em um único lugar.

Aproveite e especialize-se em lagos ornamentais. Acesso pelo site www.mestredoslagos.com.br

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novos assuntos e dicas de lagos ornamentais.

Invista em você!!!

Estude e mantenha-se informado sobre todo o universo do laguismo. 

www.mestredoslagos.com.br