COMO MANTER O LAGO COM ÁGUA CRlSTALINA?

Os grandes e pequenos lagos ornamentais são elementos integrantes nos projetos paisagísticos de uma casa na busca da natureza, harmonia, equilíbrio visual ou muitas vezes na busca de realizar um sonho. O lago de porte pequeno traz mais desafios do que os grandes lagos, pois é mais sensíveis as mudanças ambientais e as condições de "água cristalina" durante o ano. A preocupação de manter a qualidade da água sempre vai existir. Então, como evitar tais situações? Como obter um lago equilibrado, saudável e pleno? Buscar algumas orientação e conhecimentos técnicos sobre o assunto é o melhor caminho para o laguista iniciante.

Informações básicas de biologia da água, sistemas de filtragem, plantas hidrofílicas, dimensionamento de equipamentos, elementos hidráulicos, entre outros, são requisitos necessários para o sucesso de um lago ornamental. O monitoramento constante nos parâmetros de qualidade da água é um procedimento importante que assegura a saúde do lago e dos peixes. Portanto, alguns dos principais elementos a serem monitorados são: oxigênio dissolvido, amônia, nitrito e ferro, nutrientes que estimulam o desenvolvimento das algas.

Com um sistema de filtragem eficiente e bombas corretamente dimensionadas permite que o lago tenha ótima qualidade de água para vida aquática. Sempre devemos dar boas rações aos peixes favorecendo uma dieta nutricional de qualidade que garante e preserva a limpeza do lago mantendo sempre a água cristalina. Esse mesmo alimento sendo ingerido ou não pelos peixes, influencia na aparência da água, pois sempre haverá maior quantidade de material orgânico liberado, produzindo amônia e contribuindo para a proliferação de algas.

Mantenha uma limpeza regular no pré filtro (filtragem mecânica) e frequentemente faça testes de qualidade da água para ficar tranquilo em relação a saúde do lago e dos peixes presentes. É aconselhável e importante instalar um filtro ultravioleta e/ou ozonizador, para eliminar as algas suspensas na água e manter o lago com aparência cristalina e totalmente saudável, livre de doenças indesejáveis. 

Essas e outras dicas estão no curso Mestre dos Lagos. Não perca tempo em manter seu lago com água totalmente cristalina todos os dias do ano. Adquira o curso de Laguismo e seja um Mestre no conhecimento de lagos ornamentais. Além do curso você receberá e-books gratuidos e o certificado de participação.

Mergulhe nessa oportunidade!!!

Acesso ao curso pelo site www.mestredoslagos.com.br