FILTRO BIOLÓGICO POR GRAVIDADE EM LAGOS

É o filtro biológico que vai garantir e definir o sucesso da qualidade da água em um lago ornamental. A utilização do filtro é de fundamental importância para que o lago fique em condições ideais para manter os peixes vivos e saudáveis. O equipamento apresenta filtragem mecânica, química e biológica no mesmo compartimento.

Dentro desse equipamento alojam-se milhões de bactérias benéficas para o lago. São elas as responsáveis por realizar a limpeza e manter a boa aparência da água no tanque. Sua função é transformar os compostos orgânicos em moléculas menos tóxicas para os peixes, no processo conhecido como ciclo do nitrogênio.

As mídias de filtragem mais eficientes no mercado são os anéis de cerâmica e sua quantidade depende do compartimento interno do filtro, considerando o volume do lago. A argila expandida devido à sua estrutura porosa é também utilizado como mídia na filtragem biológica, fornecendo excelentes resultados para colonização de bactérias. Muitos laguistas utilizam por ser acessível e de baixo custo.

Então, podemos dizer de maneira resumida que os compostos orgânicos do lago se transformam em substâncias tóxicas e depois se transformam em algo aproveitável para as plantas e menos tóxico aos peixes.

Essa transformação só é possível pela ação das bactérias nitrificantes. Portanto, o compartimento interno do filtro deve ter espaço suficiente para acomodar as mídias de filtragem e garantir a eficiência da colonização de bactérias para lago ornamental.

No mercado nacional existem bons filtros para lagos, mas devido aos preços, muitas pessoas ainda preferem construir seu próprio filtro. Indicados por muitos profissionais de lagos e laguistas experientes o filtro que por gravidade é o mais usado e deve ser instalado acima da superfície do lago.

A água entra no interior do filtro pela força da bomba, passando pela filtragem e retornando para o tanque pela ação da gravidade. A instalação desse tipo de filtro é mais simples e sua manutenção é bem prática. Além disso, favorece boa oxigenação para as bactérias.

Para os hobbystas, oferece uma excelente filtragem garantindo água limpa e saudável aos habitantes do lago. Quanto mais simples for o sistema, menor será o incomodo com as manutenções, facilitando a limpeza e diminuindo os problemas que possam acontecer futuramente, mantendo sempre o ecossistema equilibrado.

A água entra no filtro e passa pelas seguintes filtragens, de cima para baixo na seguinte ordem: Manta acrílica (perlon) e/ou esponja, Carvão ativado (se preferir) e Mídia biológica (cerâmica) e/ou Argila expandida. Posteriormente, a água filtrada que passou por toda a filtragem acima, volta para o lago através de uma cascata (se preferir), completando assim o ciclo de filtragem por gravidade.

Durante a operação do filtro e para evitar transbordamentos de água, podemos instalar um sistema que não transborde (ladrão), pois neste caso a água excedente é eliminada por um cano na parte superior do filtro e acima da linha d’água, que também retorna ao lago.

Considera-se a quantidade de mídias no interior do filtro, entre 5 a 10% do volume total do lago, ou seja, 10 litros de cerâmica porosa para cada 1.000 litros de água (dependendo de cada fabricante de mídias).

Existem filtros industrializados que têm o tamanho reduzido para essa porcentagem, devido às mídias industrializadas com maior superfície de porosidade. Também existem filtros que passam acima de 10% no mercado dependendo do fabricante. Portanto, os filtros garantem a qualidade e transparência da água todos os dias do ano, uma vez respeitados os serviços de manutenção aplicados pelo laguista.

Para adquirir o curso Mestre dos Lagos e manter-se sempre informado sobre o universo do laguismo, acesse nosso site www.mestredoslagos.com.br

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novos assuntos e dicas de lagos ornamentais.

Compartilhe momentos agradáveis com seus amigos e familiares!!!

Assim, você pode incentivar novos leitores e amantes de lagos a fazerem o mesmo!!!

www.mestredoslagos.com.br