LAGOS COM MANTA OU CONCRETO?

O jardim torna-se mais vivo e mais bonito quando existe um lago ornamental com água corrente. Nada melhor que o barulhinho da água para relaxar depois de um dia de trabalho difícil e estressante, não é mesmo? 

Ter um lago demanda um pouco de pesquisa para saber qual será a melhor escolha, levando em consideração o material que será usado, o formato e a aparência do lago em relação as formas do local e todo o ambiente paisagístico.

Portanto, a escolha depende de alguns fatores que contribuirão nas necessidades de cada pessoa em relação as vantagens e custo do projeto. As duas formas mais comuns para construção de lagos ornamentais são em manta (geomembrana) e em concreto.

A grande maioria são construídos em manta, porque permite copiar as formas encontradas na própria natureza, deixando a ambiente bem mais natural.

Já os lagos em concreto são construídos nos projetos formais com linhas retilíneas. São indicados para pequenos espaços, já que podem ser construídos com as paredes retas dentro ou fora da residência.

A construção deve ser bem feita e com os devidos cuidados para não ocorrerem problemas como a perda de água.

Em muitos casos são feitos de forma equivocada, utilizando materiais inadequados que comprometem todo projeto.

Devem ser evitados acabamentos com pastilhas de azulejo e porcelanatos de cores claras, mantas de coloração clara, lonas dobradas e impróprias para lagos ou revestimentos tóxicos para vida aquática.

Veremos agora as duas maneiras de construção de um lago, para esclarecer alguns conceitos antes mesmo de começar seu projeto particular.

Lagos Ornamentais em Manta

Os lagos escavados com aplicação em manta são os mais comuns, rápidos e fáceis de construir, que favorece aspectos naturais ao paisagismo de todo jardim.

As mantas de EPDM, PVB ou PVC conhecidas como geomembranas, são aplicadas no solo escavado para a impermeabilização, sendo a escolha perfeita para a criação dos diversos designs de um lago ornamental.

É um revestimento atóxico que garante a perfeita saúde aos peixes e muita durabilidade ao projeto. Para proteção deve-se aplicar por baixo e por cima a manta geotêxtil (bidim) evitando que possíveis pedrinhas pontiagudas do solo possam furar seu revestimento e todos os seixos empilhados para compor a montagem em volta do lago.

Se num improvável evento ocorrer uma perfuração, o revestimento pode ser rapidamente consertado in-loco com um Kit de conserto auto adesivo, reduzindo custos e incômodos futuros.

Lagos em Concreto

Normalmente são utilizados em projetos formais integrados com a arquiteturas da residência, construídos em concreto, pedras e ferragens, que reforça toda sua estrutura.

Podem ser construídos com as paredes retas, colunas de concreto, amarração e ferragens, respeitando a total cura do concreto evitando que o lago crie rachaduras. 

Para garantir uma perfeita impermeabilização vedando o fundo e as paredes do lago, podemos aplicar impermeabilizantes flexíveis totalmente atóxicos.

Não podemos esquecer de instalar um ladrão que irá impedir o transbordamento da água, e também um ralo no fundo que irá ajudar na manutenção do lago, pois a sujeira se acumulará no fundo, dessa forma, é só abrir o registro e deixar a toda sujeira ir embora.

Já os lagos informais construídos em manta com seu fundo em areia, isso não pode ser feito, pois nesse caso a areia iria embora pelo ralo.

Veja agora as vantagens e desvantagens:

Vantagens de um lago com manta:

  • Fácil e rápido de instalar, além de permitir grande liberdade de formatos.
  • A manta possui boas características de flexibilidade e alongamento, que permite acomodar-se a qualquer projeto.
  • Podem ser removidos ou trocados de lugar, caso desejar.
  • Tem o custo mais acessível.

Desvantagens de um lago com manta:

  • Se não respeitar a forma correta de aplicação no solo, pode danificar e furar a manta.
  • Será preciso fazer emendas na manta, em projetos superiores ao tamanho da mesma.
  • 50 anos ou mais de durabilidade.

Vantagens de um lago em concreto:

  • Durável, respeitando as aplicações corretas de construção.

Desvantagens de um lago em concreto:

  • Limita a criatividade e dificulta a construção, deixando o lago com uma aparência muito artificial.
  • Instalação com o custo mais elevado.
  • Sua construção é mais demorada.
  • O concreto modifica os parâmetros da água, elevando bastante o pH e o KH, o que limita a escolha das espécies de peixe no lago.

Então, já escolheu a melhor opção em construir seu lago ornamental em casa? Agora você conhece as duas técnicas utilizadas na construção dos lagos ornamentais, dessa forma fica mais fácil de decidir aquela que mais encaixa-se ao seu projeto.

Montar um lago ornamental é mais simples do que você pensa. O curso Mestre dos Lagos ajuda nessa tarefa, com todos os detalhes técnicos e os passos da construção.

Você irá aprender a planejar, construir, e adquirir todo conhecimento da manutenção do lago. 

Acesse agora o curso profissional de lagos ornamentais pelo nosso site www.mestredoslagos.com.br.

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro de novos assuntos e dicas sobre lagos ornamentais.

Compartilhe momentos agradáveis com seus amigos e familiares!!! 

Assim, você pode incentivar outros leitores e amantes de lagos a fazerem o mesmo!!! 

www.mestredoslagos.com.br