LARVA VERMELHA (BLOODWORMS)

Um lago ornamental é um ecossistema vivo com diversos organismos bióticos que habitam todo ambiente aquático. Alguns seres vivos podem nos dar um alerta de como está a saúde do nosso lago.

A presença dos Bloodworms são bioindicadores da qualidade da água. Portanto, com esse alerta podemos corrigir algumas falhas do nosso ecossistema.

As larvas vermelhas pertencem à maior família de insetos aquáticos, a “Chironomidae”. São encontrados em rios, lagos e lagoas quando há grande acúmulo de nutrientes disponíveis, principalmente fosfato e nitrogênio.

Os mosquitos depositam seus ovos na água, onde eclodem e nascem as larvas alongadas e cilíndricas, semelhantes a vermes, que podem medir até 3 cm.

Apresentam hemoglobina no seu fluido corpóreo, o que dá uma bela coloração vermelha, daí seu nome Bloodworm (verme-sangue). Geralmente se rastejam vivendo em colônias dentro do lago.

São encontrados na areia, nas vegetações aquáticas e matérias orgânicas fixadas nas esponjas, escovas ou manta acrílica (perlon) no interior do filtro biológico, raspando e coletando detritos.

Essas larvas são capazes de resistir por horas em condições ambientais extremas, isto é, com pouca absorção de oxigênio para sobreviverem.

Desta forma, a sua presença indica que o lago pode estar ficando doente, pobre em oxigênio e com muita matéria orgânica disponível.

Apesar da sua presença indicar má qualidade da água, estes organismos não causam problemas aos peixes. Na verdade, são até utilizadas como alimentos vivos para diversos peixes ornamentais.

Embora as larvas Bloodworms sejam inofensivas aos peixes, é necessário investigar a causa da sua presença.

As larvas se desenvolvem pela falta de oxigênio na água, poucas manutenções no filtro mecânico e excesso de matéria orgânica.

Após identificar a causa devemos sanar o problema rapidamente para garantir a boa qualidade da água, e consequentemente manter os peixes sempre saudáveis.

No curso Mestre dos Lagos ensinamos todas as técnicas e os segredos de um lago ornamental. Incluindo a manutenção dos lagos e os cuidados com a água.

Acesso ao curso pelo site www.mestredoslagos.com.br

Se você ainda não segue o Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais no facebook, não perca tempo!!! Curta nossa página e fique por dentro de novidades sobre lagos ornamentais.

Faça você mesmo(a) seu lago com ajuda do nosso curso (on-line) e compartilhe momentos agradáveis com amigos e familiares no seu novo lago de jardim.

www.mestredoslagos.com.br