MANTAS PARA IMPERMEABILIZAR LAGOS

As Geomembranas são geossintéticos que consiste-se em uma manta de liga plástica, elástica e flexível. Popularmente mais conhecidas como mantas de impermeabilização para lagos ornamentais.

Geomembrana em EPDM - A borracha de (etileno/propileno/dieno/monômero) é sintética de alta performance totalmente inerte e atóxica. Tem ótimas características de alongamento e contração que permite moldar-se muito bem sobre a base dos tanques escavados. Em geral têm boa resistência ao calor e ao envelhecimento, resistênte às baixas temperaturas e à luz solar, boa elasticidade e flexibilidade, bom poder isolante, excelente resistência às intempéries, ótima durabilidade e de fácil aplicação.

O EPDM permite que você trabalhe com criatividade nas curvas do seu lago e fornece projetos com amplas dimensões. Se precisar fazer alguma emenda ou colagem na manta é preciso ter os conhecimentos na utilização das colas e as informações técnicas indicadas pelo fabricante. Na questão de custo, infelizmente ainda é relativamente alto, mas o esforço vale a pena, pois é o mais utilizado e indicado por todos os profissionais de lagos ornamentais e com garantia de mais de 20 anos.

Geomembrana em PEAD - Polietileno de alta densidade para impermeabilizações, também são materiais de ótima qualidade, possuindo uma excelente resistência mecânica e aos raios UV. Nas impermeabilizações de lagos ornamentais o PEAD é mais uma alternativa de montagem, porém com uma desvantagem por serem menos flexíveis e com pouca maleabilidade que o EPDM e PVC nas aplicações das curvas do lago, porém não compromete em nada o resultado final da obra.

A manta de PEAD é um sistema de impermeabilização de valor acessível, com boa durabilidade que proporciona facilidade e rapidez na instalação. Em casos de lagos que exijam mantas com grandes larguras temos que fazer soldagem por termofusão.

Geomembrana laminada em PVC - O Policloreto de Vinila é um produto atóxico que têm algumas desvantagens em relação às EPDM e PEAD pela sua durabilidade e flexibilidade. A baixa durabilidade permite com passar do tempo perder sua característica de impermeabilização e enfraquecer sua estrutura de Vilina. Pode ser aplicadas sobre o solo liso e isento de elementos perfurantes, mas para ter maior segurança na sua aplicação deve-se acomodar a manta de proteção geotêxtil (bidim) nas faces, permitindo maior resistência na colocação das pedras no lago.

A manutenção é extremamente fácil, um furo é facilmente solucionado com um pedaço de manta e cola específica para laminados em PVC. Em relação aos lagos impermeabilizados em EPDM, PEAD ou em concreto, os projetos em PVC dispõe de um custo mais acessível dependendo do projeto.

No curso Mestre dos Lagos ensinamos a correta aplicação das mantas no buraco escavado, com todas as etapas de construção do lago ornamental e a instalação dos equipamentos. Mergulhe nessa oportunidade!!! Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais.

Faça você mesmo(a) seu lago!!! Invista no seu sonho e seja um mestre no conhecimento de lagos ornamentais, adquirindo nosso curso completo através do site: 

www.mestredoslagos.com.br