MANUTENÇÃO DO FILTRO BIOLÓGICO

Quando concluímos nosso lago ornamental é uma sensação de conquista gratificante. Ao passar do tempo ele cada vez vai ficando mais estabilizado e bonito, sempre buscamos um tempinho para arrumar alguns detalhes para deixa-lo do nosso jeito e com ótima aparência.

Projetar um filtro eficiente é super importante para o sistema. Para que o lago fique em condições ideais para sobrevivência dos peixes, sempre escolha mídias de filtragem com a maior capilaridade de absorção que existir.

A filtragem biológica vai garantir o sucesso ou fracasso de um lago. Construa seu filtro biológico com ajuda do curso Mestre dos Lagos.

Utilize filtragem mecânica, química (opcional) e biológica. Portanto, nunca economize em mídias de filtragem e não utilize elementos alternativos para filtrar a água do seu lago.

Para que um lago esteja sempre saudável, temos que manter alguns cuidados periódicos na rotina de manutenção. Se deixarmos essa rotina para depois ou negligenciá-la totalmente, com certeza vai haver alguns problemas ao lago e aos peixes.

A manutenção do filtro biológico é a parte mais importante da limpeza de um lago. Temos que ter consciência que cada lago ornamental é um sistema totalmente diferente de outro lago, portanto, cada um tem sua necessidade particular de limpeza, dependendo da carga orgânica.

É importante salientar que os sistemas robustos de filtragem, com ótimos elementos filtrantes, superdimensionados para o volume do lago e com uma excelente circulação de água, podem manter a sua manutenção por mais tempo.

Durante todo o tempo de laguista, você sempre terá de fazer as manutenções no lago. Mantendo alguns procedimentos para prevenir doenças que possam surgir aos habitantes do lago ornamental. Essa técnica reduz ao mínimo o risco de perder peixes.

Muitos laguistas preferem construir seu próprio filtro biológico, isso é uma ótima oportunidade para deixa-lo superdimensionado e otimizar a filtragem do sistema.

Dependendo do espaço e do próprio projeto são instalados filtros biológicos no nível do lago ou acima do nível do lago.

FILTRO BIOLÓGICO NO NÍVEL DO LAGO

Esse tipo de filtro (profissional) fica enterrado no nível do lago, captando a água pela superfície. Podendo ser grandes estação de tratamento com caixas d’água ou sumps.

São escondidos com decks de madeira garantindo a estética rústica ao jardim. Para facilitar o seu acesso é projetado um alçapão com dobradiças facilitando totalmente à área interna para fazer as manutenções.

  • Para fazer a manutenção e limpeza primeiramente desligue a bomba no interior do filtro biológico.
  • Feche o registro (se existir) ou coloque uma vedação (cap) obstruindo a passagem de água, (tubulação e/ou flange).
  • Retire a filtragem mecânica (esponja, perlon, escovas ou fibras) para fazer a limpeza. A matéria orgânica retirado dessa lavagem serve de adubo para as plantas do jardim.
  • Em seguida, retire todas as mídias porosas de filtragem (armazenadas em bags ou sacos de cebola) para serem lavadas na própria água do lago, evitando o contato com o cloro. Não se preocupe, a água vai ficar turva, pois quando voltar o seu funcionamento vai estabilizar sua claridade.
  • Desconecte a bomba das tubulações (sucção e retorno) no fundo do filtro para fazer toda a limpeza do interior.
  • Limpe o filtro retirando por completo a água suja. Podendo ser feito com balde ou com a própria bomba do filtro.
  • Lave a tubulação de sucção e aproveite para fazer também a manutenção na bomba submersa. Faça a limpeza interna (pré-filtro, rotor, carcaça). Verifique se o eixo ou impeller estão gastos ou danificados e troque (se necessário).

FILTRO BIOLÓGICO ACIMA DO NÍVEL DO LAGO

Esse tipo de filtro (linha hobby) geralmente são construídos em caixa retangulares (em pvc) e barril de conservas (em pvc). O filtro biológico fica instalado acima do nível do lago escondido entre a vegetação, sendo o modelo mais usado pelos laguistas amadores. Seu custo é bem acessível, fácil de instalar e de fazer as manutenções periódicas.

Funciona por gravidade, ou seja, a água é bombeada do lago que entra no interior do filtro e cai por gravidade, passando por todos os elementos filtrantes, saindo por baixo para retornar filtrada ao lago.

A manutenção é feita regularmente conforme o excesso de carga orgânica provindas do lago.

  • Primeiramente, desligue a bomba submersa que envia a água para o filtro biológico.
  • Desconecte a tubulação que fornece o chuveirinho para o sistema (se existir). Lave para retirar toda sujeira interna do cano.
  • Retire e lave a filtragem mecânica no interior do filtro (manta acrílica, esponja ou fibras de limpeza).
  • Retire a filtragem química e troque o carvão ativado ou zeólita (se existir e se necessário).
  • Em seguida, retire todas as mídias porosas de filtragem (armazenadas em bags ou sacos de cebola) para serem lavadas na própria água do lago. Nunca lave com a água da torneira para evitar o contato com cloro.
  • Se lavar com cloro esses elementos filtrantes matam todas as bactérias benéficas. É nas mídias de filtragem que ficam alojadas e fixadas as bactérias que fornecem uma ótima qualidade de água para sobrevivência dos peixes.
  • Limpe o interior do filtro retirando por completo toda água suja. Podendo ser feito com balde ou com a própria bomba do lago. Reaproveite essa água para adubar as plantas do jardim.
  • Verifique também a vazão da bomba submersa, pois se estiver fraca a mesma pode estar com detritos e com muita matéria orgânica obstruindo a passagem da água.

Os filtros garantem a qualidade e transparência da água todos os dias do ano, uma vez respeitados os serviços de manutenção aplicados e agendados pelo laguista. Fazer frequentemente essa limpeza garante a qualidade de todo ecossistema.

No módulo Manutenção de Lagos ensinamos além da limpeza do filtro biológico, mostramos todas as técnicas de manutenção para manter seu lago em ótimas condições e com água totalmente cristalina.

Adquira o curso Mestre dos Lagos pelo site www.mestredoslagos.com.br

Seja um Mestre especialista em lagos ornamentais!!!

Curta nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novos assuntos e dicas de lagos ornamentais.

Se você não tem lago ainda aproveite nosso curso para estudar e manter-se informado sobre todas as técnicas do laguismo e seu hobby. Clique no site abaixo!!!

www.mestredoslagos.com.br