OS CUIDADOS NA COMPRA DO PEIXE

Poucas coisas são mais decepcionantes para um Laguista do que comprar um lindo peixe encontrado em uma loja, apenas para vê-lo morrer em uma semana. Talvez a causa mais frequente da morte, seja a má orientação do vendedor ou a falta de pesquisa por parte do comprador, no que se refere aos parâmetros da água para a espécie (pH e temperatura da água), hábitos alimentícios, compatibilidade com os outros peixes de espécies diferentes no lago, etc.

 

Compre peixes ornamentais em lojas que você visualize o seu comportamento, observe a limpeza do local e o manejo dos peixes. É aconselhável visitar as lojas físicas que mantêm os exemplares em quarentena, observando sempre a higiene e toda a limpeza dos tanques de amostras nesses locais. Se os tanques estão limpos demonstram que o proprietário do estabelecimento tem cuidados especiais com seus peixes.

 

Certifique-se no transporte dos peixes se têm a quantidade de água razoável no saco plástico. Nunca se deve encher completamente o saco de transporte de água. A proporção ideal é de 25% de água e o restante ocupado com oxigênio. Se você vai levar mais que duas horas para chegar em casa, ou se tem vários peixes no mesmo transporte, peça ao lojista para inflar o saco com cilindro de oxigênio para que o peixe se mantenha oxigenado até chegar na sua casa com segurança.

 

Depois que você escolheu seu peixe e levou para casa, existem alguns cuidados de aclimatação para o novo ambiente. Devemos colocar o saco plástico de transporte com os peixes, boiando na água do lago por 20 minutos, em seguida, a cada 5 minutos coloque um copo de água do lago dentro do saco repetindo em 4 aplicações. Com esse procedimento irá equalizar a temperatura e o PH da água do lago com a água do saco de transporte, evitando que os peixes sofram com os parâmetros da nova casa.

 

Não é recomentado colocar a mesma água que veio no transporte dentro do lago. Qualquer descarte de água do saco deve ser fora do lago. Isso serve de prevenção e segurança para que possíveis parasitas de outros ambientes não sejam introduzidos no ecossistema do seu lago.

 

Tenha cuidados redobrados em selecionar só peixes saudáveis na loja, e monitore cuidadosamente os novos habitantes nas primeiras semanas no seu lago em busca de sinais de stress e doença. É sempre arriscado peixes recém comprados infectar os outros peixes do lago, pois algumas lojas não se importam em fazer quarentena nos peixes de revenda.

Procure comprar seus peixes em lojas que possuem quarentena, ou seja, que mantem os peixes livres de qualquer doença patogênica antes de colocar em exposição para venda. Os peixes saudáveis terão uma chance muito maior de sobreviver o estresse da mudança. Verifique o apetite do peixe e escolha os mais coloridos e ativos do grupo. Dessa forma você terá o melhor peixe para seu lago ornamental.

Agora você está apto a comprar peixes com qualidade e segurança. Mas se você mesmo desejar colocar o peixe de quarentena após a sua compra, procure acomoda-lo em um tanque separado. Deve-se aclimatiza-lo as mesmas condições da água do tanque de quarentena e manter o animal durante 2 semanas monitorando e procurando sinais de doenças. Se o peixe adoecer procure medicar a água do tanque com medicamentos destinados a doença existente. 

O curso Mestre dos Lagos fornecerá um e-book com todas as espécies de peixes ornamentais para lagos de água doce. E ainda a ficha técnica da espécie para não ter problemas na hora da escolha. Além dos bônus adicionais no formato livro digital (e-book), incluindo o recebimento do certificado de participação.

Acesso pelo site www.mestredoslagos.com.br