PORQUE A ÁGUA DO LAGO ESTÁ COM APARÊNCIA SUJA?

Com relação à causa do problema, podemos afirmar que o mais provável seja o excesso de nutrientes, e para minimizar a situação devemos observar alguns detalhes. Os nutrientes são provenientes da decomposição da matéria orgânica que libera o nitrogênio, fósforo e potássio. Portanto, esse excesso de nutrientes pode ser terra do jardim entrando para o lago através de enxurradas, pelas sobras de ração não aproveitadas pelos peixes, pelos alimentos de baixa qualidade que esfarelam ao simples contato com a água ou rações impróprias com muita proteína, (utilizadas para engorda de peixes) gerando resíduos e poluindo o tanque.

Todos estes fatores podem ser controlados com simples correções de manejo para não ocorrer tais problemas novamente. Outro fator que acelera o aparecimento de algas verdes é a superpopulação, gerando excesso de matéria orgânica pelos dejetos dos peixes, resultando em nitrato e fosfato que é fonte de alimento para as algas.

Outro caso é a deficiência de filtragem mecânica e/ou biológica que devem reter o excesso de matéria orgânica e detritos sólidos da água, sendo outra causa comum. A má circulação da água também ocasiona tais fatores, fazendo aparecer zonas mortas, locais onde não existe circulação efetiva de água e onde se dá o acúmulo de matéria orgânica. As construções de lagos rasos com fundos de cor clara como o porcelanato branco, reflete a luz no fundo como um espelho, potencializando seu efeito e causando um rápido aparecimento de algas.

Lagos com ausência de plantas aquáticas também podem ocorrer o desenvolvimento de algas verdes. As plantas possuem inegável poder de absorção de metais pesados presentes na água, principalmente o ferro, o cálcio, o manganês e o magnésio. Elas possuem propriedades filtrantes, absorvendo grande quantidade de matéria orgânica em suas raízes.

Os filtros ultra violeta também são ótimos esterilizadores de algas suspensas na água. Quando a radiação da luz penetra no micro organismo, inicia-se a mutação do DNA (material genético), impedindo sua reprodução mantendo a água do lago límpida. 

Portanto, são muitos os fatores que contribuem para a água do lago ficar com aspecto de suja e mal cuidada. Porém, como vimos acima podemos eliminar com cautela todos esses possíveis inconvenientes e manter os cuidados necessários com a manutenção regular do lago. Essa e outras dicas estão no curso Mestre dos Lagos que ainda fornece o recebimento do certificado de participação.

Crie você mesmo seu lago de jardim!!! Invista no seu conhecimento e adquira o curso completo de lagos ornamentais através do nosso site: 

www.mestredoslagos.com.br