PORQUE AS BOMBAS D'ÁGUA SÃO EQUIPAMENTOS INDISPENSÁVEIS?

As bombas d'água têm um papel importante dentro de qualquer ambiente aquático. Elas trabalham movimentando a água para o filtro biológico, para o filtro UV ou para qualquer parte do lago. Não se deve arriscar manter o lago ornamental sem uma bomba d’água. A ausência do equipamento compromete a oxigenação para os peixes dentro do tanque. Também faz com que a água fique suja e com algas rapidamente, transformando-se em um lago repleto de resíduos e matéria orgânica.

Um lago ornamental é um ambiente aquático artificial, por isso, não conta com uma circulação natural. Esse sistema fechado não permite a entrada de água nova constantemente, e todo o volume precisa ser filtrado de alguma maneira. Com as bombas d’água você terá total certeza de que a água passará pelos equipamentos e terá uma excelente oxigenação. Esse cuidado vai prevenir o surgimento de algas e o acúmulo de impurezas no lago. Manterá o ambiente limpo e adequado para a vida dos peixes e de todo o ecossistema.

É sempre recomentado ter no mínimo duas bombas no lago ornamental. Se em alguma eventualidade ocorrer algum problema com uma delas, terá outra em funcionamento até a reposição da bomba reparada, e assim garantindo a total oxigenação da água.

O motor da bomba é o componente que faz a bomba funcionar. Ele é dividido em duas partes, com o estator e o rotor. O estator é a parte fixa do motor e que gera energia eletromagnética para fazer o rotor girar. O rotor é o componente que gira em um eixo e que leva energia mecânica para o impeller. O impeller, por sua vez, irá produzir a movimentação da água através da força centrífuga. As melhores bombas para lago são aquelas que utilizam eixo e bucha de cerâmica, já que não haverá desgaste do eixo no atrito com a bucha.

A bomba d’água só deve ser desligada na hora de fazer a manutenção do rotor. O ideal é que esse procedimento ocorra, pelo menos, uma vez ao mês. A frequência de limpeza pode variar dependendo do projeto e o posicionamento da bomba dentro do lago. Para isso, basta desliga-lo, abrir o equipamento, tirar o rotor, eliminar a sujeira, montá-lo e ligar novamente.

Considerando que a bomba funciona por 24 horas em um lago, é muito importante que o consumo de energia seja baixo. Existe uma relação direta entre o consumo (potência em Watts), a vazão e a coluna d’água de uma bomba (altura que a bomba consegue elevar a água). Quanto menor o consumo, menor será a vazão ou a coluna d’água. Bomba com pequena coluna d’água normalmente possuem baixo consumo para um lago ornamental.

Após a escolha é importante lembrar que o equipamento tem um tempo de vida útil específico, portanto, as constantes manutenções mantem o equipamento por mais tempo. Procure sempre colocar bombas que tenha peças de reposição e assistência especializada, dessa forma, previne-se de situações indesejáveis mantendo os recursos necessários para manter o lago bonito e sempre bem conservado.

No curso Mestre dos Lagos iremos mostrar a tabela que dimensiona as bombas para cada volume de lago ornamental, incluindo ainda 11 bônus adicionais no formato livro digital (e-book), e o recebimento do certificado de participação.

Não fique de fora, aproveite essa oportunidade!!!

www.mestredoslagos.com.br