QUAL A PROFUNDIDADE DE UM LAGO ORNAMENTAL?

Devemos tomar alguns cuidados com nossos peixes nos lagos ornamentais para manter sua saúde e sua qualidade de vida. Esses cuidados vão desde uma boa alimentação, controle dos parâmetros da água, manutenções frequentes ou o espaço adequado para garantir boas condições no ambiente em que vivem.

Projete um bom espaço com medidas consideráveis para a qualidade de vida dos peixes. Faça com que as espécies fiquem confortáveis em seu novo lar, mantendo sempre uma quantidade de peixes suficiente para o local.

Uma das dúvidas na construção de um lago é a profundidade ideal. Saber um pouco da necessidade de convívio de cada espécie é fundamental para essa questão. É muito comum falarem que a profundidade ideal de um lago ornamental é 1 metro, pois seria a profundidade necessária para que peixes como as carpas possam hibernar.

Realmente esta afirmação está correta, talvez em algumas regiões no sul do Brasil em invernos rigorosos. São apenas para locais onde a temperatura permanece abaixo de 0°C por longos períodos. Esta forma de fazer lagos ornamentais vem da Europa onde os invernos são bem mais rigorosos e a profundidade se faz necessária para manter no fundo do lago águas com temperaturas aceitáveis para a sobrevivência dos peixes.

Contudo, na maiorias das regiões em nosso Brasil tropical essa profundidade além de desnecessária, acaba aumentando os custos de montagem e manutenções do lago. A profundidade ideal para nossos lagos aqui no Brasil, apesar de depender proporcionalmente das outras dimensões do lago não há necessidade de ser superior a 50 cm. Mas essa profundidade pode ser ainda menor levando em consideração o clima e o tipo de peixe que será inserido no lago ornamental.

Recomenda-se que os lagos tenham uma profundidade adequada para manter e comportar a quantidade das espécies de peixes que gostaria de ter. Se tratando das carpas ornamentais, quanto mais fundo o lago, melhor para a espécie. Profundidades entre 50 cm a 150 cm são as mais indicadas principalmente se a ideia é a criação. Maiores profundidades ajudam a manter a temperatura da água mais estáveis para as carpas.

Além disso, conhecer bem cada espécie de peixe facilita na hora de cuidar do seu plantel, já que você pode pesquisar todas as informações dos peixes, com a ficha técnica sobre quaisquer espécie aqui no curso Mestre dos Lagos.

Seja um Mestre no conhecimento de lagos ornamentais, tanto para manter os cuidados na manutenção ou para planejar e trabalhar na área de paisagismo e construção de lagos ornamentais. Não perca essa chance!!! Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais. Crie você mesmo seu lago de jardim!!! Invista no seu conhecimento e adquira o curso completo de lagos ornamentais através do nosso site: 

www.mestredoslagos.com.br