QUAL A PROFUNDIDADE DE UM LAGO ORNAMENTAL?

Os lagos ornamentais são ambientes fechados e confinados à todos os peixes, e por isso, nós precisamos tomar alguns cuidados em relação a saúde e seu bem estar. Esses cuidados vão desde uma boa alimentação, monitoramento dos parâmetros da água, manutenções frequentes e até mesmo o espaço de convívio adequado, para que as espécies fiquem livres do estresse no seu novo ambiente.

Planeje um bom espaço e com medidas consideráveis para a qualidade de vida dos peixes. Faça com que as espécies fiquem confortáveis em seu novo lar, mantendo sempre uma quantidade de peixes suficiente para o local.

Uma das dúvidas na construção de um lago é a profundidade. Saber um pouco das necessidades de convívio de cada espécie é fundamental para essa questão. É muito comum falarem que a profundidade ideal de um lago ornamental seria 1 metro, pois é a profundidade necessária para peixes como as carpas possam hibernar.

Realmente esta afirmação está correta, talvez em algumas regiões no sul do Brasil em invernos rigorosos. Portanto, é apenas para locais onde a temperatura permanece abaixo de 0°C por longos períodos. Esta forma de fazer lagos ornamentais vem da Europa onde os invernos são bem mais rigorosos e a profundidade se faz necessária para manter no fundo do lago, águas com temperaturas aceitáveis para a sobrevivência dos peixes.

Portanto, na maiorias das regiões em nosso Brasil tropical essa profundidade além de desnecessária, acaba aumentando os custos de montagem e manutenções do lago. A profundidade ideal para um lago ornamental aqui no Brasil, apesar de depender proporcionalmente das outras dimensões do próprio lago, não é necessário ser superior a 50 cm. A profundidade pode ser ainda menor levando em consideração o clima e o tipo de peixe que será inserido no lago.

Recomenda-se que os lagos tenham uma profundidade adequada para manter a quantidade necessária de peixes confortáveis dentro do ecossistema. Se tratando das carpas ornamentais, quanto mais fundo o lago, melhor para a espécie. Profundidades entre 50 cm a 150 cm são as mais indicadas principalmente se a ideia é a criação e comércio. Maiores profundidades ajudam a manter a temperatura da água mais estáveis para as carpas.

Além disso, conhecer bem cada espécie facilita na hora de cuidar do plantel, já que pode pesquisar as informações com toda a ficha técnica dos peixes de água doce e as carpas nishikigois no curso Mestre dos Lagos.

Seja um mestre no conhecimento de lagos ornamentais!!! Aprenda a construir, planejar e prestar manutenções em lagos ornamentais. Não perca essa chance!!! Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais. Crie você mesmo seu lago de jardim!!! Invista no seu conhecimento e adquira o curso completo de lagos ornamentais através do nosso site: 

www.mestredoslagos.com.br