TEMPERATURA E A IMUNIDADE DOS PEIXES

A temperatura da água influencia nos processos fisiológicos dos peixes (crescimento, reprodução e metabolismo).

Peixes são criaturas pecilotérmicas, ou seja, sua temperatura corporal se adapta à temperatura da água em que estão convivendo. Alguns peixes adaptam-se muito bem com as mudanças do clima, mas não são todos. 

A temperatura ideal depende de espécie para espécie, cada peixe tem uma temperatura de conforto diferente e algumas espécies são mais resistentes a mudanças de clima que outras.

E quando essa temperatura está fora da zona de conforto do peixe, influencia negativamente na sua imunidade.

As carpas, por exemplo, são peixes muito resistentes que sobrevivem em uma temperatura de 2 °C a 35 °C.

A temperatura de conforto ideal é entre 22 e 28 °C. Em uma temperatura abaixo de 8 °C, as carpas entram em hibernação.

Elas mal se movem, ficando amontoadas no fundo do lago e recusam qualquer comida.

Quando há mudanças muito bruscas de temperatura, os peixes ficam estressados e com isso comem menos ou até param de se alimentar.

A primeira influência direta da temperatura é na alimentação do peixe. As águas mais quentes o metabolismo é acelerado, portanto comem mais ração. Já as águas mais frias o metabolismo é mais lento, comem menos ração.

Nosso costume é dar a mesma quantidade de alimento todos os dias do ano, não observando as sobras e causando problemas ao lago. No inverno costuma-se alimentar os peixes somente uma vez por dia, sem sobras.

Esquecendo de alimentar nesse período do frio prejudicará o metabolismo dos peixes, podendo afetar diretamente no crescimento e o sistema imunológico, deixando mais vulneráveis as doenças.

Nos lagos não conseguimos controlar a temperatura da água porque é um fator ambiental, então o que podemos fazer para deixar os peixes preparados esses períodos de mudança na temperatura?

Podemos nos precaver e utilizar rações medicamentosas com vitaminas estimulantes para que o sistema imunológico dos peixes fique mais preparado as mudanças bruscas do clima.

A temperatura ideal é extremamente benéfica à saúde e bem estar dos peixes.

Cada espécie de peixe influenciado pela idade, metabolismo, alimentação e outros fatores possui uma resistência a variação de temperatura fora do seu limite natural, que evita os efeitos do clima no seu organismo por um longo período.

No curso Mestre dos Lagos mostramos todas as dicas para os peixes se manterem saudáveis.

Aprimore seus conceitos em Laguismo, conheça o curso pelo site www.mestredoslagos.com.br.

Não perca mais peixes e tempo para medica-los!!!

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas informações de lagos ornamentais. 

Invista no seu sonho e seja um mestre em lagos ornamentais!!! 

www.mestredoslagos.com.br