TROCA PARCIAL DE ÁGUA NOS LAGOS ORNAMENTAIS

Os lagos ornamentais são ambientes fechados e sem renovação natural de água corrente. Por isso, a troca parcial de água (TPA) é importante para renovar a perda de elementos traços da água, para remover o excesso de matéria orgânica, deixar o tanque com aparência clara e para eliminar os acúmulos de amônia e nitrito.

Os micro nutrientes da água são muito importantes para a vida aquática no lago ornamental. Os peixes e os organismos habitantes do ecossistema, necessitam para sua formação e metabolismo, alguns desses elementos existentes na composição da água.

Então, porque um peixe pode adoecer se a temperatura do lago está adequada, se o pH está correto, a água com dureza adequada, amônia e nitrito estabilizados e peixes alimentados com ração de boa qualidade?

Existem duas possibilidades: ou o peixe tem uma deficiência imunológica genética ou o peixe tem uma deficiência imunológica causada por falta de elementos e nutrientes. Com o passar do tempo este consumo acaba esgotando total ou parcialmente, tornando a água pobre em nutrientes e sais minerais, por isso, a importância de trocar uma parte da água.

Entre os nutrientes que fazem diferença no metabolismo dos peixes estão os micronutrientes, ou também conhecidos como elementos traços. Os principais elementos e nutrientes nos lagos são o cálcio, ferro, iodo, manganês, cobre, zinco, molibdênio, cromo, selênio, cobalto, boro, bário, lítio e estrôncio.

Então, assim como o peixe absorve os nutrientes da alimentação, ele também absorve da água. A maioria do cálcio que o peixe absorve é proveniente da água (absorve pelas brânquias). Esses elementos são fator limitante, não só na imunidade do peixe, como também no metabolismo das plantas e das bactérias que ajudam todo equilíbrio no lago.

Em alguns casos, o lago pode sofrer com as altas concentrações de matéria orgânica, surgindo a Amônia, que é extremamente tóxica ao peixes. Esse acumulo de matéria orgânica pode ser ocasionado por um sistema de filtragem deficiente ou manutenção incorreta do lago. Portanto, a única maneira de diminuir essa concentração é trocando uma parte da água.

Alguns lagos possuem sistemas de filtragem com reposição automática de água da evaporação. Em alguns casos, essa é a única água nova, além da água da chuva, que entra naturalmente no lago e fornece uma renovação parcial da água com ajuda da mãe natureza.

A água ideal para as TPAs é aquela que vem do sistema público de abastecimento. Essa água é potável, com o pH neutro e com alta qualidade. Porém, a água vem com adição de cloro, que é altamente tóxico aos peixes no lago.

A TPA faz parte da manutenção do lago, e como regra: é feita a cada 30 dias. Quando for repor a água do lago, aplique condicionadores para remover todo o cloro e os metais pesados, e assim, evitar danos com a mucosa dos peixes e garantir o equilíbrio biológico de todo sistema.

As trocas parciais nos pequenos laguinhos são importantes para renovação da água represada. A reposição de água deve ser 20 a 30% no máximo por vez (1/4 do volume total), ou seja, num tanque de 1000 litros devemos retirar no máximo 200 a 300 litros ou somente completar o volume evaporado pelo calor.

Se preferir trocar toda água (em um eventual vazamento), haverá uma perda total do equilíbrio das bactérias aeróbicas do lago, portanto, temos que garantir novamente sua formação biológica, e para isso acontecer, podemos aplicar na água do lago o condicionador acelerador de bactérias, em 4 aplicações semanais. A primeira colocação pode ser após a aplicação do condicionador de anti cloro.

Então, não deixe de fazer a TPA no seu lago, porque as trocas parciais são responsáveis por 70% do sucesso de um lago ornamental por um longo tempo. Desta forma, se garante uma água saudável, mantendo um ambiente estável e funcional para os peixes.

Para adquirir o curso Mestre dos Lagos e manter-se sempre informado sobre o universo do laguismo, acesse nosso site www.mestredoslagos.com.brCurta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro de novos assuntos e dicas sobre lagos ornamentais.

Compartilhe momentos agradáveis com seus amigos e familiares!!! Assim, você pode incentivar outros leitores e amantes de lagos a fazerem o mesmo!!!

www.mestredoslagos.com.br