VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS PLANTAS AQUÁTICAS

Os lagos são ambientes perfeitos para a existência de plantas e seres vivos que possuem o papel fundamental na preservação de todo ecossistema em que vivem. Muito além da sua beleza natural, as plantas podem ser grandes aliadas na manutenção da água dos lagos ornamentais, contribuindo para uma maior estabilidade do ambiente aquático. Agora veja as vantagens e desvantagens das plantas aquáticas em lagos ornamentais.

VANTAGENS:

- As plantas flutuantes escondem a luz direta do sol sobre a lâmina d'água, tendo em vista a absorção da luz na superfície, colaborando assim para o controle de algas no lago.

- As plantas flutuantes servem de locais para as desovas dos peixes de água fria (Kinguios e Carpas), por exemplo.

- Fornecem excelentes refúgios para os alevinos em fase de crescimento, evitando que sejam devorados por peixes maiores.

- Absorvem através de suas raízes, parte dos nitratos e fosfatos presentes na águas, competindo diretamente com as algas pela absorção destes mesmos nutrientes.

- Possuem propriedades filtrantes, absorvendo grandes quantidades de matéria orgânica em suas raízes.

- As plantas aquáticas possuem alto poder na absorção de metais pesados presentes na água, contribuindo para manter o lago estabilizado.

DESVANTAGENS:

- Constituem excelentes fontes de alimentos para os peixes de água fria, uma vez que suas raízes e folhas costumam ser arrancadas e constantemente ingeridas pelos mesmos.

- Com o excesso de folhas e/ou raízes das plantas no fundo do lago, ajuda a entupir ou até mesmo queimar as bombas submersas dentro do lago, pelo travamento do impeller (rotor).

- Reproduzem-se excessivamente nos meses quentes e algumas plantas invasoras podem tomar conta de todo lago, comprometendo a troca gasosa da superfície e impedindo a apreciação dos peixes (personagens principais do lago).

- As plantas aquáticas quando adquiridas de fontes duvidosas ou coletadas diretamente na natureza, podem introduzir organismos patogênicos no lago ou podem trazer ovas de peixes e insetos predadores (traíras ou libélulas).

Em lagos ornamentais as plantas fornecem muitos benefícios, mas também trazem algumas complicações para os laguistas. Para cultivar algumas plantas aquáticas podemos plantar: mini papiro, sombrinha chinesa, inhame roxo, copo de leite, ninféias, entre outras.

Procure plantar em vasos de cerâmica, pesado e grande o suficiente para manter-se de pé após o seu crescimento. Como substrato, utilize terra fértil (húmus) por baixo e pedriscos em cima, com isso, evitará que a terra turve a água do lago.

No curso Mestre dos Lagos mostramos todas as espécies de plantas aquáticas para o lago e para o paisagismo em volta, com toda ficha técnica para não ter dúvida na hora da escolha.

Não perca essa chance!!!

Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais. 

Crie você mesmo seu lago de jardim!!! 

Invista no seu sonho e adquira o curso completo de lagos através do nosso site: 

www.mestredoslagos.com.br