FILTRO BIOLÓGICO POR GRAVIDADE EM LAGOS

O filtro biológico vai garantir e definir o sucesso da qualidade da água em um lago ornamental.

Sua utilização é de fundamental importância para que o lago fique em condições ideais para manter os peixes vivos e saudáveis.

O equipamento apresenta filtragem mecânica, química e biológica no mesmo compartimento.

Dentro desse equipamento alojam-se milhões de bactérias benéficas para o lago.

São elas as responsáveis por realizar a limpeza e manter a boa aparência da água no tanque.

Sua função é transformar os compostos orgânicos em moléculas menos tóxicas para os peixes, no processo conhecido como ciclo do nitrogênio.

As mídias de filtragem mais eficientes no mercado são os anéis de cerâmica e a quantidade depende do compartimento interno do filtro, considerando o volume do lago.

A argila expandida (partida) por ser uma estrutura porosa é outra alternativa utilizada para mídia filtrante, fornecendo excelentes resultados para colonização de bactérias. Muitos laguistas preferem utilizar a argila por ser bem acessível (encontradas em casa de jardinagem) com baixo custo.

A degradação dos compostos orgânicos no lago só é possível pela ação das bactérias nitrificantes.

Por isso, o tamanho do filtro é super importante para garantir a eficiência da filtragem no lago ornamental.

No mercado nacional existem bons filtros, mas muitas pessoas ainda preferem construir seu próprio filtro para reduzir no custo.

O filtro biológico que funciona por gravidade ainda é o mais usado pelos laguistas amadores (linha hobby), instalado acima da superfície do lago.

A água entra no interior do filtro enviado pela bomba que fica dentro do lago, passando pela filtragem e retornando para o tanque por gravidade, favorecendo uma boa oxigenação para os peixes e as bactérias biológicas.

Para os hobbystas, oferece uma excelente filtragem e garante água limpa e saudável aos habitantes do lago.

Quanto mais simples for o sistema menor é o incomodo com as manutenções, facilitando a limpeza e diminuindo os problemas que podem acontecer futuramente. 

O trajeto de filtragem da água ocorre da seguinte forma:

A água entra no filtro e passa pelas seguintes filtragens, de cima para baixo na seguinte ordem: Manta acrílica (perlon), fibras e/ou esponja, carvão ativado e/ou zeólita (se preferir) e mídias biológicas (cerâmicas) e/ou argila expandida (se preferir).

Posteriormente, a água filtrada que passou por toda a filtragem acima, volta para o lago através de uma cascata (se preferir), completando assim o ciclo de filtragem por gravidade.

Para evitar transbordamentos de água durante o funcionamento do filtro é instalado um anti transbordamento (ladrão), neste caso a água excedente é eliminada e também retorna ao lago.

Considera-se 10 litros de cerâmica porosa para cada 3.000 litros de água (dependendo de cada fabricante de mídias de filtragem).

Alguns filtros industrializados não garantem boa filtragem, pelo seu pouquíssimo espaço interno para acomodar as mídias de filtragem. 

Um ótimo filtro garante qualidade e transparência da água todos os dias do ano, uma vez respeitados os serviços de manutenção aplicados pelo laguista.

O Curso Mestre dos Lagos chegou para informar todas as técnicas do aquapaisagismo residencial e todos os elementos decorativos para um projeto de lago ornamental.

Adquira seu curso completo e seja um especialista no gênero, acesso através do site www.mestredoslagos.com.br

Curta nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novos assuntos e dicas de lagos ornamentais.

Faça seu próprio lago ou trabalhe construindo lagos ornamentais e compartilhe momentos agradáveis com seus amigos e familiares!!!

www.mestredoslagos.com.br