TIPOS DE FILTRAGEM EM LAGOS ORNAMENTAIS
A filtragem é um dos mais importantes elementos para manter um lago em bom funcionamento e garantir a qualidade nos parâmetros da água. É ela que vai fornecer o sucesso ou o fracasso de um lago ornamental. Por isso não economize em filtragem.
Se tratando de filtragem, os elementos filtrantes alternativos não possuem uma porosidade adequada para filtrar a água de um lago, pois as chances de sucesso são baixas e a manutenção será constante.
Para manter um lago em perfeitas condições temos a obrigação de fornecer qualidade aos nossos peixes com mídias biológicas de ponta, elementos de filtragem formulados com cerâmicas ou zeólitas, por exemplo.
A mídia de filtragem oferece como base interna uma excelente área de capilaridade e com ótima porosidade para fixação das inúmeras colonias de bactérias nitrificantes, oferecendo a biologia necessária que o sistema precisa para deixar o lago equilibrado.
A biologia é constituída através da água passando por compartimentos em que haja esses materiais porosos e granulométricos de excelente qualidade, para que as bactérias nitrificantes multipliquem-se em grandes quantidades facilitando a sua reprodução.
Os micro poros auxiliam a colonização de milhares de bactérias benéficas para o lago, pois são elas que decompõem os elementos em suspensão na água como, os excrementos dos peixes, as sobras de alimentos e outras impurezas sólidas.
Basicamente encontram-se três grupos de filtros para lagos ornamentais:
Filtros caseiros: São filtros improvisados em vidros de aquários, galões de PVC ou caixas de amianto. Estes filtros são construídos e dimensionados na tentativa de fornecer uma boa filtragem.
As chances de dar certo é quase sempre limitada, mas quanto maior o conhecimento em biologia, hidráulica e laguismo, maior serão as chances de funcionar.
Normalmente utilizam como elemento filtrante: cascalhos, brita, cacos de telha, cacos de tijolos e filtragem mecânica com manta acrílica ou esponja. Esses materiais para formação da biologia não possuem uma porosidade e capilaridade controlada, tornando-se uma grande loteria para muitos adépitos e iniciantes nesse hobby.
Filtros industrializados: São feitos em grande escala e dimensionados para cada tipo de lago, com materiais termoplásticos que utilizam esponjas, escovas e mídias (cerâmicas ou biobolls) como elemento filtrante.
Alguns possuem esterilizadores UV integrados e retro lavagem que facilitam o processo de limpeza. Mas, também são limitados internamente para acomodar os elementos filtrantes que o lago precisa.
Filtros profissionais: São filtros projetados por profissionais e laguistas experientes na área da construção de lagos. Sistemas robustos com captação pela superfície, construídos em concreto ou montados em caixas d'água de PVC.
São projetados e entregues junto com o lago pronto, conforme acordo estabelecido pelo contratante e com a empresa contratada, dimensionados através da quantidade do volume de água no lago e a quantidade de peixes.
Em geral esses filtros ficam enterrados no nível do lago, que garante estética ao projeto. São escondidos com decks de madeira, incorporados ao jardim (acesso com alçapão), facilitando totalmente à área do filtro para as futuras manutenções.
A escolha do filtro biológico fica a critério de cada projeto e suas necessidades. Essa escolha depende de alguns fatores como o formato do lago, o local, o volume de água e quantidade de peixes, por exemplo.
Mas podemos afirmar que uma mídia biológica de altíssima qualidade fará grandes benefícios na qualidade da filtragem com poucas manutenções ao logo do tempo para todo lago ornamental.
O curso Mestre dos Lagos mostra outras informações sobre filtros biológicos e técnicas de instalação no lago.
Curta também nossa página no facebook Mestre dos Lagos - Curso de Lagos Ornamentais e fique por dentro sobre novas dicas de lagos ornamentais.
Faça você mesmo seu lago em casa!!!
Invista no seu sonho e seja um mestre em lagos ornamentais!!!
Adquira hoje mesmo seu curso completo através do site: